Por ONU News
“Abrir as portas da ONU para as novas gerações é essencial para reforçar o valor do multilateralismo e o compromisso de não deixar ninguém para trás.”
É assim que o jovem carioca Daniel Calarco define suas expectativas para o Fórum da Juventude de 2024 (ECOSOC Youth Forum), que acontece nesta semana na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
Daniel é uma das vozes do Brasil que assume uma posição de destaque no maior e mais influente evento da diplomacia global liderado pela juventude.
Presidente do Observatório Internacional da Juventude, no Rio de Janeiro, Calarco explica que o evento deste ano assume importância especial ao alavancar as vozes da juventude mundial no contexto da preparação para a Cúpula do Futuro:
“Esse ano teremos a oportunidade única de propor compromissos que sejam audaciosos, mas inclusivos e realistas à luz da Cúpula do Futuro que ocorrerá em setembro durante a Assembleia Geral.”
Convocado pela presidente do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), o Fórum da Juventude é uma oportunidade para os jovens se manifestarem sobre como transformar o mundo em um lugar mais justo e sobre como alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Fórum é coorganizado com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA) e o Escritório da Juventude da ONU, em colaboração com a Rede Interagencial das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Juventude e organizações lideradas pela juventude em todo o mundo.
Vozes da juventude em tempos de crise
O Fórum da Juventude é a principal plataforma para que jovens de todo o mundo se envolvam com os 193 Estados-membros da ONU para tratar de soluções que contribuam para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 ODS.
O Fórum oferece uma plataforma para o diálogo entre a juventude e os representantes dos 193 Estados-membros, abordando soluções para os desafios que afetam o bem-estar dos jovens e o futuro do multilateralismo.
Antecedendo a da Cúpula do Futuro, a ser realizada em setembro de 2024, os jovens terão a oportunidade de apresentar suas opiniões, ideias e visões aos Estados-membros e à liderança da ONU, influenciando os processos de decisão da Cúpula que deve redefinir os rumos do multilateralismo.
Serviço
- O quê? Fórum da Juventude (ECOSOC Youth Forum): “Fortalecer a Agenda 2030 e erradicar a pobreza em tempos de múltiplas crises”
- Quando? 16 a 18 de abril de 2024
- Onde? Sede da ONU em Nova Iorque, com transmissão ao vivo pela TV On-line da ONU: https://webtv.un.org/en/