A ONU marca o Dia da Gastronomia Sustentável nesta quinta-feira, 18 de junho. Segundo a organização, a data reafirma que todas as culturas e civilizações contribuem para o desenvolvimento sustentável.
A sustentabilidade é a ideia de que algo, como agricultura, pesca ou preparação de alimentos, é feito de maneira a não desperdiçar recursos naturais e pode continuar sendo feito no futuro sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde.
Até 2050, o mundo terá mais de 9 bilhões de pessoas. No entanto, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos são perdidos ou desperdiçados.
A ONU afirma que o mundo está usando seus oceanos, florestas e solos de forma completamente insustentável. Produtores precisam ser mais cuidadosos na forma como utilizam os recursos naturais e consumidores devem ser mais exigentes quando escolhem seus alimentos.
Esta postura também pode ajudar a preservar as receitas e culturas tradicionais. Escolher alimentos cultivados localmente e comendo aquilo que está disponível em cada estação, ajuda a mudar os padrões de compra de empresas locais, como restaurantes e hotéis.
Consumir dessa forma também ajuda a impulsionar a economia de uma área, apoiando seus agricultores e pescadores. Reduz ainda os gases de efeito estufa usados no transporte de alimentos.
Com as taxas de sobrepeso e obesidade disparando em todo o mundo, também é muito mais importante garantir dietas saudáveis e sustentáveis disponíveis para todos.
Objetivos
O Dia da Gastronomia Sustentável foi estabelecido pelo Assembleia Geral da ONU em 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo.
A ONU afirma que a gastronomia pode desempenhar um papel nesta área devido às suas ligações com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, economia ambiente e sociedade.
A organização diz que o tema também pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovendo desenvolvimento agrícola, alimentação segura, nutrição, produção sustentável e conservação da biodiversidade.
O que posso fazer?
- 1. Apoie seus agricultores, indo aos mercados locais e comprando de pequenos produtores ou agricultores domésticos;
- 2. Experimente alimentos locais em suas viagens, permitindo uma melhor visão da cultura de um lugar e apoiando as economias locais;
- 3. Mantenha as tradições culinárias vivas, experimentando receitas que usam ingredientes nativos da sua região;
- 4. Evite o desperdício de alimentos, usando todos os ingredientes e salvando as sobras.
(Via ONU Brasil)