Nas mesmas águas, a Família Schurmann, defensora da campanha MaresLimpos da ONU Meio Ambiente mundialmente, e convidados navegaram ao lado de golfinhos, mas também recolheram micro plásticos. Nas areias de praias desertas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a tripulação encontrou paz, mas também resíduos (principalmente, plásticos).
Todos os contrastes vivenciados pelos participantes do Conexão Schurmann #MaresLimpos / Rio – Ilhabela foram registrados a bordo em um documentário que estreia nesta terça-feira, 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente. Não por acaso, o lançamento do vídeo acontece nesta data. Com 11 minutos de duração, a produção evidencia a invasão de embalagens descartáveis em paisagens paradisíacas, além de apresentar soluções e comportamentos que podem ajudar a reverter esse cenário.
Com Conexão Schurmann #MaresLimpos / Rio – Ilhabela, o vídeo, Família Schurmann e ONU Meio Ambiente esperam gerar um movimento capaz de sensibilizar a população para a importância do consumo consciente. Dentro deste cenário, os navegadores convidam os atores Hugo Bonemer, Priscila Sol e Dani Moreno; o youtuber Maicon Santini; o podcaster e apresentador Felipe Solari; a jornalista ambiental Paulina Chamorro, e o fundador do Instituto Ecosurf João Malavolta a reviverem a experiência a bordo do veleiro Kat compartilhando a inédita produção e convidando os seguidores de suas respectivas redes a refletirem e adotarem um comportamento mais responsável e sustentável.
“Reunimos a bordo uma tripulação sensível e engajada. Naturalmente, chegamos a um conteúdo revelador e inspirador. Por isso, decidimos, junto com a ONU Meio Ambiente, fazer desse vídeo um instrumento público de conscientização. A partir dos primeiros minutos desta terça, 15 de outubro, todos podem conferir como foi a Conexão Schurmann #MaresLimpos / Rio – Ilhabela e, se desejarem, compartilhar o nosso vídeo e participar desse movimento em prol do Consumo Consciente e dos nossos Oceanos”, diz David Schurmann, cineasta e diretor da produção. Para esta ação, a Família Schurmann, convida ainda tripulantes de edições anteriores do Conexão Schurmann, além de outras personalidades, influenciadores e formadores de opinião próximos.
“Neste Dia do Consumo Consciente, convidamos todas as pessoas a repensarem a sua forma de consumo, optando por escolhas mais responsáveis no cotidiano. Isso inclui tanto buscar informações sobre o impacto do que estamos comprando, como refletir sobre a real necessidade daquele consumo. Uma mudança na forma como produzimos e consumimos, em prol de uma sociedade mais sustentável, é tão importante que os 193 Estados-membros das Nações Unidas escolheram este tema como um dos 17 Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, na forma do ODS 12”, afirma Denise Hamú, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil.
Invasão plástica
Vale lembrar que Conexão Schurmann #MaresLimpos / Rio – Ilhabela foi filmado entre os dias 19 e 26 de julho, quando a Família Schurmann percorreu os litorais do Rio de Janeiro e de São Paulo, testemunhando os efeitos da invasão plástica nas águas e até mesmo nas areias de praias desertas. Os navegadores contaram com a companhia de tripulantes especiais, convidados para vivenciarem e compartilharem essa experiência com seus familiares, amigos e seguidores.
Como mencionado anteriormente, os atores Hugo Bonemer, Priscila Sol e Dani Moreno; o youtuber Maicon Santini; o podcaster e apresentador Felipe Solari; a jornalista ambiental Paulina Chamorro, e o fundador do Instituto Ecosurf João Malavolta fazem parte da tripulação Conexão Schurmann #MaresLimpos / Rio – Ilhabela. Além deles, claro, três gerações Schurmann lideram a iniciativa: Vilfredo e Heloisa, os filhos David e Wilhelm – e sua companheira Erika – e o neto Emmanuel.
#MaresLimpos
Há pouco mais de dois anos, a campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente tem inspirado governos, empresas e sociedade a se engajar na luta contra os plásticos descartáveis e sua consequente invasão aos oceanos, colocando em risco a vida marinha e das próprias pessoas. Paralelo às iniciativas que restringem, por exemplo, a distribuição de canudos e sacolas plásticas em cidades e Estados nacionais, a iniciativa busca mobilizar também a população em prol de um consumo mais consciente para reduzir a sua pegada de plástico. Estima-se que, todos os anos, de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. Além de poluírem as águas, esses resíduos causam a morte de 100 mil animais marinhos e de 1 milhão pássaros.
Defensora mundial desta importante campanha, a Família Schurmann vem recebendo convidados especiais a bordo, capazes de alcançar milhões de seguidores em suas redes sociais, para juntos da exposição espontânea na imprensa tradicional, ampliar a conscientização e o engajamento da população para a necessidade de mudanças urgentes de comportamento.
Conexão Schurmann #MaresLimpos registra e compartilha o dia a dia dessas personalidades a bordo, o contato intenso com a natureza e – infelizmente – momentos que refletem os danos causados na natureza, servindo como instrumento de alerta, conscientização e engajamento de diferentes públicos. Importante destacar que, para viabilizar a última edição do projeto, a Família Schurmann contou com a ajuda dos patrocinadores BRK Ambiental e Estácio, além de outros apoiadores.