Desde sábado, 22 de agosto, a humanidade está “no vermelho” em sua conta de recursos naturais. Ou seja, estamos consumindo recursos além da capacidade de regeneração natural da Terra, comprometendo assim a disponibilidade destes no futuro.
O Dia da Sobrecarga da Terra, calculado anualmente pela Global Footprint Network, explicita a insustentabilidade do padrão de consumo da humanidade. Em 1970, por exemplo, essa data caiu em 29 de dezembro. Ao longo de 50 anos, antecipamos esse dia em quatro meses, o que mostra como a pegada ecológica dos seres humanos tornou-se maior e mais voraz no período. Para que pudéssemos suprir a demanda atual de recursos naturais, precisaríamos de 1,6 planeta Terra. Mas só temos um…
Como quase tudo neste ano, a pandemia interferiu no ritmo de consumo. Por exemplo, em 2019, essa data caiu em 29 de julho, quase um mês antes do Dia da Sobrecarga da Terra de 2020. Assim, por conta da pandemia, a pegada ecológica da humanidade caiu 9,3% em comparação com o ano passado.
(Via ClimaInfo)