A FedEx, controladora da maior companhia aérea de cargas do mundo, anunciou nesta quinta-feira, 4 de março, uma meta ambiciosa de alcançar operações neutras em carbono globalmente até 2040.
Para ajudar a atingir seu objetivo, a empresa está destinando inicialmente mais de US$ 2 bilhões de investimentos em três áreas-chave: veículos elétricos, energia sustentável e sequestro de carbono.
A iniciativa inclui também uma colaboração para a Universidade de Yale no valor de US$ 100 milhões para ajudar na criação do Yale Center for Natural Carbon Capture (Centro Yale de Captura de Carbono Natural) para acelerar pesquisas de métodos de sequestro de carbono em escala. O foco inicial será no suporte para compensar as emissões de gases de efeito estufa equivalentes às emissões atuais da companhia aérea.
“Temos a responsabilidade de realizar essas medidas ousadas para enfrentar os desafios climáticos”, disse Frederick W. Smith, Chairman e CEO da FedEx Corp. “Este objetivo se baseia em nosso compromisso de longa data com a sustentabilidade em todas as nossas operações, ao mesmo tempo em que investimos em soluções transformadoras em longo prazo para a FedEx e toda a nossa indústria”.
[Artigo] A precificação de carbono como ferramenta para o combate às mudanças climáticas
Principais passos
Os principais passos para alcançar o objetivo de carbono neutro incluem:
- Veículos elétricos: até 2040, toda a frota de coleta e entrega de pacotes da FedEx será de veículos elétricos com emissão zero. Isso será feito por meio de programas, em fases, para substituir os veículos existentes. Por exemplo, até 2025, 50% das compras globais de veículos de coleta e entrega da FedEx Express serão elétricos, chegando a 100% de todas as compras até 2030.
- Soluções sustentáveis para o cliente: a FedEx trabalhará com os clientes para oferecer serviços mais sustentáveis de ponta a ponta para suas cadeias de suprimentos, por meio de ofertas de remessas neutras em carbono e soluções de embalagem sustentáveis.
- Combustíveis sustentáveis: a FedEx continuará a investir em combustíveis alternativos para reduzir as emissões de aeronaves e veículos.
- Conservação de Combustível e Modernização de Aeronaves: a FedEx aproveitará suas iniciaitivas bem-sucedidas do FedEx Fuel Sense projetadas para reduzir o consumo de combustível em suas aeronaves. Desde 2012, os programas FedEx Fuel Sense e o Aircraft Modernization pouparam 1,43 bilhões de galões de combustível para aviação e evitaram mais de 13,5 milhões de toneladas métricas de emissões de dióxido de carbono (CO2).
- Instalações: a FedEx continuará seus esforços para tornar suas mais de 5.000 instalações em todo o mundo mais sustentáveis por meio de investimentos contínuos em instalações eficientes, energia renovável e outros programas de gerenciamento de energia.
- Sequestro de carbono natural: o financiamento da FedEx ajudará na criação do Yale Center for Natural Carbon Capture (Centro Yale de Captura de Carbono Natural) para apoiar a pesquisa aplicada em soluções de sequestro de carbono natural.
5 razões para 2021 ser crucial contra o colapso climático
Armazenamento de carbono
O caminho rumo à sustentabilidade requer novas estratégias para remover e armazenar o excesso de carbono da Terra. O Yale Center for Natural Carbon Capture (Centro Yale de Captura de Carbono Natural) catalisará a pesquisa interdisciplinar em ciências naturais e engenharia em um esforço para acelerar este trabalho.
Os pesquisadores do Centro desenvolverão métodos baseados em sistemas naturais de armazenamento de carbono, incluindo ecossistemas biológicos e o ciclo geológico do carbono, melhorando, onde for possível, a rapidez com que essa substância pode ser absorvida, quanto pode ser contida e por quanto tempo pode ser armazenada. Por meio destes esforços, os cientistas de Yale pretendem criar um portfólio de estratégias de remoção de carbono que tenha impactos em escala global.
Com base nos sucessos iniciais no setor de aviação, o centro ampliará seu escopo para abordar fontes globais adicionais de emissões – publicando e compartilhando suas descobertas para que empresas, indústrias e governos possam se beneficiar de trabalhos que irão acelerar a adoção e a implementação de estratégias de captura natural de carbono em todo o mundo.
Estratégias mensuráveis
“Enfrentar a mudança climática é um desafio complexo que exige ação urgente, e estratégias naturais de captura de carbono serão uma parte fundamental dessa ação”, disse a dra. Ingrid C. “Indy” Burke, Reitora da Carl W. Knobloch, Jr. – Escola do Meio Ambiente de Yale. “Por meio da criação do Yale Center for Natural Carbon Capture pretendemos desenvolver estratégias mensuráveis de captura de carbono para ajudar a compensar globalmente as emissões de carbono”.
A FedEx informou que, desde 2009, os esforços da empresa contribuíram para uma redução de aproximadamente 40% na intensidade das emissões de CO² em toda a companhia, enquanto o volume de pacotes aumentou 99% durante esse período. Recentemente, a FedEx foi classificada em primeiro lugar em seu setor na lista da JUST Capital’s 2021 de “America’s Most Just Companies” na categoria de meio ambiente e, em primeiro lugar, na categoria de viagens, transporte e logística da Newsweek – America’s Most Responsible Companies 2021.
“Embora tenhamos feito grandes progressos na redução do nosso impacto ambiental, temos que fazer mais. A saúde de longo prazo da nossa indústria está diretamente ligada à saúde do planeta, mas este esforço é mais do que sobre resultado final – é a coisa certa a fazer”, disse Mitch Jackson, CSO (Chief Sustainability Officer) da FedEx Corp. “Na FedEx, estamos comprometidos em conectar pessoas e possibilidades com recursos e responsabilidade. Os passos que estamos dando hoje contribuirão para um impacto positivo às gerações futuras”.