Com seis equipes disputando a final da primeira Edição do Desafio Ilha Sustentável, promovida pelo Village Itaparica, por meio da sua pasta ASG (Ambiental, Social e Governamental), a competição que teve seus ganhadores escolhidos por voto popular, mobilizou os moradores da Ilha de Itaparica tendo sido encerrada com quase 100 mil votos.
Cerca de 40 mil deles foram conquistados pela equipe Sustentare, campeã na categoria Escola Pública. Formada por Amanda Santiago, Paulo Rodrigues e Rebeca Maria Santos, estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Júlio Virgílio de Santana, a equipe apresentou como solução o “Projeto Econsciência”, que consiste na troca de materiais recicláveis por alimentos.
Na mesma categoria conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente as equipes Almas Marinhas, com o “Projeto Semeando o Futuro – sustentabilidade que floresce a cada troca” e Nova Ilha, que apresentou uma proposta baseada no cotidiano sustentável com participação da comunidade denominada por eles de “Praia Limpa e Atrativa”.
Já na categoria Escola Privada a campeã, com quase dez mil votos foi a equipe Plano Sustentável com o “Projeto Consciência Verde”, que objetiva a criação de grupos liderados por jovens locais com a proposta de sensibilizar e conscientizar os moradores da Ilha sobre Educação Ambiental e descarte correto de resíduos. Em segundo lugar ficou a equipe The Fives, com a proposta “Bicicleta Sustentável”, projeto itinerante com a proposta de circular as praias da Ilha de Itaparica com banners e cartazes educativos promovendo a conscientização das pessoas por meio da informação sobre a conservação ambiental e o impacto positivo que cada ação individual traz para o planeta.
O primeiro Desafio Ilha Sustentável reuniu 82 estudantes, divididos em 15 equipes e já tem a sua segunda edição confirmada para o ano de 2025. “Encerramos esta edição felizes e satisfeitos com os resultados obtidos e com a certeza de que atingimos o nosso objetivo de estimular os jovens das comunidades no desenvolvimento de propostas que possam ser implementadas junto às suas comunidades e que tragam soluções que reduzam os impactos ambientais e contribuam para a conservação do meio ambiente. A expressiva votação registrada nessa final comprova o quanto esses jovens são capazes de promover o engajamento dos moradores da Ilha de Itaparica e fazer a diferença na nossa sociedade”, avalia Adriana Muniz, gerente de ASG do Village Itaparica.