O fotógrafo Sebastião Salgado organizou um manifesto com dezenas de personalidades nacionais e internacionais para cobrar das autoridades brasileiras a proteção das comunidades indígenas contra o novo coronavírus (Covid-19) e invasões de terras. A carta tem a assinatura de estrelas das artes, da música e do cinema, como Paul McCartney, Madonna e Brad Pitt, informou o Jornal Nacional.
Para contar em imagens a história de etnias indígenas da Amazônia, foram sete anos de contato. E foi pelas próprias comunidades que o fotógrafo Sebastião Salgado soube da situação de risco até de extinção de algumas etnias pela Covid-19.
Salgado, que conversou com a gente de Paris, onde está cumprindo quarentena, afirma que as aldeias estão muito expostas, sem proteção, com grandes áreas invadidas.
“Eles são muito vulneráveis às doenças de fora da floresta, às doenças de branco, às doenças trazidas de outros países. Eles não têm defesa imunológica, então estão altamente preocupados, hoje com a invasão dos territórios indígenas por garimpeiros, por grileiros por exploradores de madeira e por seitas religiosas, que estão entrando sem nenhuma autorização da Funai, o Brasil ficou sem filtro de proteção aos territórios indígenas. Então, existe uma possibilidade real de exterminação dessas populações indígenas”, destaca.
O Ministério Público Federal também já tinha feito o alerta de que em diversos momentos da nossa história doenças provocaram a morte em massa de indígenas.
A ideia de Sebastião Salgado foi lançar um manifesto, uma carta aberta para cobrar das autoridades do governo, do Congresso e do Judiciário que ajam para frear o contágio nas aldeias. Esse pedido de ajuda já conquistou o apoio de 67 personalidades do mundo inteiro.
Petição
Para divulgar a campanha, o vídeo do cineasta Fernando Meirelles mostra quem já assinou a carta aberta, a exemplo da apresentadora Oprah Winfrey, da atriz Meryl Streep, dos atores Brad Pitt e Sylvester Stallone, do cineasta Pedro Almodóvar, dos cantores Paul McCartney, Madonna, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, e da modelo Gisele Bündchen. As fotos são de Sebastião Salgado. A petição será lançada neste domingo, 3 de maio.
“Essas pessoas pedem ao presidente da República e aos líderes do Congresso e do Judiciário do Brasil que criem uma força-tarefa para retirar das terras indígenas os invasores ilegais e possa garantir aos habitantes originais a proteção de sua saúde”, diz o vídeo.
Exonerações
No mês passado, o Ministério do Meio Ambiente exonerou diretores do Ibama, duas semanas depois de comandarem operações contra madeireiros e garimpeiros em terras indígenas no Pará.
Pelos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, os alertas de desmatamento na Amazônia bateram recorde no primeiro trimestre deste ano e registraram um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2019.
Pressão
Para Sebastião Salgado, só a pressão internacional, como a que foi feita, no ano passado, durante as queimadas fora de controle na Amazônia, pode forçar uma mudança na política indigenista: “eu espero que todas as pessoas de boa vontade assinem para que o nosso corpo legislativo veja a importância do número de pessoas preocupadas com o que está acontecendo hoje na Amazônia”.
O Jornal Nacional procurou a assessoria do Palácio do Planalto, mas até as 21h deste sábado não teve retorno.
- Assine a petição