Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos será realizada em Portugal

Os oceanos cobrem três quartos da superfície da Terra, contêm 97% da água e representam 99% do espaço vital do planeta em volume/Foto: Gary White/FreeImages

Apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14, que estabelece a conservação e o uso sustentável dos recursos marinhos, é um dos principais propósitos da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, que será realizada em Lisboa, capital portuguesa, nos dias 2 a 6 de junho.

O convite à comunidade internacional para o evento foi feito nesta semana pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, durante a 43ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, realizada em Genebra, na Suíça.

“Honrar o nosso compromisso para com a salvaguarda do direito das gerações futuras implica também proteger o planeta e os recursos naturais coletivos. A conservação e a utilização responsável dos oceanos, mares e recursos marinhos são fundamentais para o Desenvolvimento Sustentável do planeta e, portanto, para a realização dos direitos humanos das gerações futuras. Esperamos contar com a presença de todos em Lisboa para esta conferência.”

Maior impacto

Uma das expectativas da ONU para o encontro é que a ação ambiental para a próxima década tenha maior impacto. A Conferência deve impulsionar soluções com base científica para a atuação global em questões ligadas aos oceanos.

O encontro será um dos principais eventos ambientais marcados para a recém-lançada Década de Ação para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, lançada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Os oceanos cobrem três quartos da superfície da Terra, contêm 97% da água e representam 99% do espaço vital do planeta em volume. Segundo as Nações Unidas, mais de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para sua subsistência. Atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano, provocando a morte de 100 mil animais marinhos por ano, além de outros danos.

Conheça mais sobre o evento aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*