Cartunista Paulo Serra será agraciado com Medalha de Mérito Ambiental em Salvador

Ecologista será homenageado em sessão solene requerida pelo vereador André Fraga (PV)

A Câmara Municipal de Salvador vai homenagear o quadrinista, publicitário, ambientalista e palestrante Paulo Roberto Meireles Serra, cujo trabalho tem como foco a arte-educação socioambiental, com a Medalha de Mérito Ambiental Mário Leal Ferreira.

A sessão solene, requerida pelo vereador André Fraga (PV), será realizada na sexta-feira, 27 de setembro, às 18h, no Plenário Cosme de Farias. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição por meio do link: bit.ly/sessaosolene-cartunistapauloserra

“Paulo consegue unir cultura e educação ambiental com muita responsabilidade, inspirando pessoas a se dedicarem ao ambientalismo, mesmo ainda atuando em seus nichos. Hoje, ele é uma das personalidades do ambientalismo baiano, então é mais do que merecido honrar o seu trabalho com a medalha”, afirma Fraga.

Arte em defesa do meio ambiente

Serra iniciou sua carreira como cartunista ecológico em São Paulo na década de 1970, com a produção de conteúdos socioeducativos voltados às pautas ecológicas. Com o impacto da poluição da cidade, passou a defender o meio ambiente com sua arte, retomada na sua volta a Salvador na década seguinte, quando começou sua participação em grupos de militância ambiental. 

Um dos fundadores do Partido Verde no estado da Bahia, o cartunista também envolveu-se em campanhas políticas e educativas, a exemplo de livros infantis e adaptações teatrais. Também engajou-se em movimentos ecológicos, onde ganhou destaque na luta pela criação do Parque das Lagoas e Dunas do Abaeté. 

“Essa medalha é praticamente o que eu dei, pois eu fiz muita coisa por amor a essa cidade como artista, ambientalista e cidadão. E tudo o que a gente dá com amor, volta. Esse prêmio vai ser usado para agradecer a todos que acreditaram e apoiaram o nosso trabalho, incentivaram e patrocinaram”, revela Serra. 

O artista ainda é o criador do personagem Mero, “peixe de água salgada”, como ele mesmo define, conhecido pela publicação em quadrinhos de jornais de bairros de Salvador. A estreia de Mero se deu em 1978, no jornal A Tarde, com a tirinha semanal “Mero, na Luta Ecológica”.

Serviço

O quê? Sessão Solene para entrega da medalha de Mérito Ambiental Mário Leal Ferreira.  
Onde? No Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro).
Quando? No dia 27 de setembro, sexta-feira, às 18h.
Inscrições: bit.ly/sessaosolene-cartunistapauloserra 

One Comment

  1. A clareza e a precisão com que você tratou o tema são impressionantes e demonstram um grande domínio do assunto.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*