Os participantes da campanha das Nações Unidas para combater notícias falsas na internet promovem, na próxima terça-feira 30 de junho, uma pausa global em redes sociais e plataformas digitais.
O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, durante uma entrevista a jornalistas, em Nova Iorque, nesta quinta-feira.
A iniciativa é parte da campanha “Verificado” que incentiva o compartilhamento de notícias verdadeiras na internet.* O objetivo é combater a desinformação durante a pandemia da Covid-19. Para aderir à campanha, os participantes podem se inscrever no site, onde recebem notícias precisas e confiáveis que podem então compartilhar com amigos, conhecidos e familiares.
Na segunda-feira, o Centro de Informação da ONU no Brasil, Unic-Rio, lançou o site em português da campanha.
Ali, os usuários podem acessar os conteúdos pelo endereço: compartilheverificado.com.br.
O chefe da ONU afirmou que o mundo não pode ceder os espaços virtuais àqueles que publicam “mentiras, medo e ódio”.
Aplicativos
Guterres lembrou: “A desinformação é divulgada online, em aplicativos de mensagem e de pessoa para pessoa. Seus criadores usam produção e métodos de distribuição maliciosos. Para combater isso, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação correta, na qual possam confiar.”
O site “Verificado” é liderado pelo Departamento de Comunicação Global (DCG) da ONU e traz dados, orientações e números relacionados ao coronavírus vindos de fontes seguras e confiáveis, graças a parcerias feitas pelas Nações Unidas com agências, influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações de mídia.
A plataforma oferece conteúdo verificado sobre a Covid-19 em três temas: ciência – para salvar vidas; solidariedade – para promover cooperação local e global; e soluções – para defender o apoio a populações impactadas.
Os leitores também podem se cadastrar para receber as novidades do site por e-mail e se tornar “voluntários de informações”, passando a compartilhar dados e orientações confiáveis.
Parceria
A subsecretária-geral do Departamento de Comunicação Global, Melissa Fleming, contou que “em muitos países, a crescente desinformação em canais digitais está impedindo a resposta da saúde pública e provocando instabilidade. Há esforços inquietantes de explorar a crise para avançar nativismo ou atingir grupos minoritários, o que pode piorar na medida em que a pressão aumenta nas sociedades e instabilidades econômicas e sociais entram em cena”.
O site “Verificado” é realizado em colaboração com a Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e tem o apoio da Fundação Ikea e da Luminate.
Além disso, o projeto também conta com o apoio de articulação da Nexus.
(Via ONU News com informações do Unic-Rio)