Nesta quinta-feira, 28 de abril, é lembrado o Dia Nacional da Caatinga, bioma onde vivem 27 milhões de brasileiros e que abriga grande diversidade de fauna e flora. Logo, precisa de valorização e preservação.
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga abrange área de 844.453 quilômetros quadrados, o que corresponde a 11% do território nacional, englobando todos os estados da Região Nordeste e o norte de Minas Gerais.
Como em outras regiões de mata seca no continente americano, as espécies de plantas da Caatinga têm adaptações que lhes permitem sobreviver a períodos de seca extrema. Ainda há muito a ser descoberto sobre a diversidade da flora desse bioma.
A Caatinga conta com 548 espécies diferentes de aves, que representam um terço das aves do País; 3,2 mil espécies de plantas, das quais um terço são endêmicas (só encontradas nesse bioma) e 183 espécies de mamíferos.
Risco de extinção ameaça 40% das espécies de plantas do mundo
O dia escolhido para sensibilizar e conscientizar a população da importância desse bioma foi a data do nascimento de um pioneiro no estudo da Caatinga: o ecólogo, professor e engenheiro agrônomo João de Vasconcelos Sobrinho.