A brasileira Ana Carolina Queiroz é fundadora da Ponciá, uma iniciativa que busca melhorar, conquistar e criar oportunidades de engajamento cívico para crianças e jovens do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.
A Ponciá capacita crianças e jovens para que possam entender e lidar com suas realidades locais, projetar e ter maior acesso a políticas públicas. O projeto atua com jovens de comunidades urbanas, rurais e quilombolas, conforme a jovem explica à ONU News: “O objetivo principal é desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas eventualmente no Brasil todo, mas agora a gente está focando no Vale do Jequitinhonha”.
De acordo com Ana Carolina, tais ferramentas devem ser capazes de ajudar as crianças e os adolescentes a entenderem como podem acessar os seus direitos. “Primeiro entender quais são esses direitos, mas também quais são as ferramentas, os caminhos, com quem eu falo, para onde eu vou. Buscamos desenvolver isso com uma forma de empoderar, especialmente a juventude e as crianças da área rural do Vala do Jequitinhonha, que é uma área super pobre”, ressalta.
Nas Nações Unidas, Ana Carolina faz parte da ’16 x 16 ‘, uma iniciativa global apoiada pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PnuD). “Eu estou aqui na sede da ONU em Nova York para participar de conferências de alto nível e também, de certa forma, informar e trazer a voz da juventude para esses espaços, que nem sempre é escutada”, afirmou a jovem na segunda-feira, 12 de agosto, data em que foi celebrado o Dia Internacional da Juventude, sob o lema Transformação na Educação.
Projetos
A jovem de São Paulo cursa a graduação em Economia na Universidade de Stanford, uma das mais respeitadas do mundo, e atualmente usa o ano sabático para desenvolver projetos sociais.
Ana também trabalha como estagiária de desenvolvimento no Projeto Caminhando Juntos, que atende mais de 1,5 mil crianças e adolescentes em quatro municípios brasileiros.