
O vereador de Salvador André Fraga (PV) recebeu na terça-feira, 19 de setembro, o Prêmio Arborito, um reconhecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) a quem contribui com a causa por meio do plantio de árvores e promoção de políticas públicas sobre o verde urbano.
A premiação foi concedida durante os congressos Brasileiro (Cbau) e Iberoamericano (Ciau) de Arborização Urbana, que estão sendo realizados em Maringá (PR) desde a sexta-feira (15), e seguem até o próximo sábado (23).
Na sua passagem pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (Secis), Fraga liderou projetos que se transformaram em referência como o desenvolvimento do Plano Diretor de Arborização Urbana, a primeira lei municipal sobre o assunto.
Ele também coordenou a reforma dos parques da Cidade, do Jardim Botânico, e a implantação dos parques dos Ventos, Marinho da Barra, Pedra de Xangô, Lagoa dos Pássaros e Lagoa Arraial do Retiro.
Proposta de André Fraga busca reformas em parques de Pituaçu e do Abaeté
Outras iniciativas do parlamentar durante sua passagem pela gestão municipal foram a criação do primeiro delivery de árvores do Brasil, o Manual de Arborização Urbana com Espécies Nativas da Mata Atlântica, e o Manual Técnico de Poda de Árvores. Gerida por Fraga, a Secis foi responsável por arborizar importantes avenidas de Salvador, como a Suburbana, Vale do Canela, Barros Reis e centenas de praças e canteiros.
Salvador aprova projeto de lei que incentiva cultura oceânica nas escolas
Sobre o Cbau e Ciau
Evento de destaque internacional, com chancela da maior sociedade de arboricultura do planeta, o Cbau e Ciau são realizados pela Sbau em parceria com a Prefeitura de Maringá e a International Society of Arboriculture. Os congressos reúnem mais de 24 palestrantes nacionais e internacionais na discussão do futuro da arborização urbana para potencializar a eficiência de produção dos ecossistemas florestais.
Além disso, a programação inclui atividades para crianças e adolescentes com o congresso mirim, e o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores. As atividades estão sendo realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).




