Colher salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim e outros temperos fresquinhos para perfumar suas receitas favoritas é um sonho possível mesmo para quem mora em apartamento. Basta ter um cantinho charmoso na varanda, ou mesmo na janela da cozinha, que receba pelo menos algumas horinhas de sol por dia. Você pode montar uma mini-horta de ervas utilizando as latas de aço pós-consumo.
As latas de aço são apropriadas para o plantio de todas as espécies de ervas. O reaproveitamento da lata maximiza o uso da embalagem e minimiza a quantidade de resíduos descartados. “Quando descartada corretamente, a lata de aço é destinada para a reciclagem e vira novo aço. Após a reutilização das latas, a reciclagem ainda é possível”, explica Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).
Confira o passo-a-passo da Abeaço para fazer sua hora doméstica com latas de aço pós-consumo.
Materiais
– Adesivo universal;
– Lata de aço de leite em pó, achocolatado ou complemento alimentar. Lembre-se de guardar a tampinha plástica, pois depois ela se transformará em pratinho para o seu vaso;
– Tinta spray primer;
– Tinta acrílica em várias cores;
– Pincéis;
– Pedrinhas, pastilhas ou o que a sua criatividade mandar. Neste trabalho, foram usadas pastilhas que restaram da reforma de um banheiro;
– Stencil de acetado, com formas de flores ou folhas, encontrado em lojas de artesanato. Mas você pode aproveitar aquelas radiografias antigas, recortando os formatos desejados.
– Verniz em spray.
Veja como fazer
Passo 1 – Retire o rótulo das latas e aplique uma camada de tinta spray primer. Como o aço não é poroso, é necessário aplicar o primer, facilitando a fixação da tinta. Deixe secar bem.
Passo 2 – Passe duas camadas de tinta acrílica em toda a superfície da lata. Esta cor será a de fundo. Deixe secar bem.
Passo 3 – Aplique a cola nas pastilhas;
Passo 4 – Fixe as pastilhas na parte superior e inferior da lata de aço e deixe secar. Importante fixar a pastilha na parte inferior com distância de onde será colocada a tampa que funcionará como pratinho.
Passo 5 – Com a ajuda do stencil, comece a decorar as latas com tinta acrílica em cores variadas. Depois que a tinta estiver bem seca, aplique uma camada de verniz em spray, para dar acabamento e impermeabilizar. Encaixe a tampinha de plástico no fundo da lata. Ela servirá como pratinho, retendo a umidade.
Pronto! Agora basta plantar as sementes, mudas ou usar a lata como cachepô para mudas compradas em supermercados e casas de jardinagem.
Se preferir plantar sementes ou mudas diretamente na lata, faça um furo no fundo, para a drenagem da água de rega. Dentro da lata coloque uma camada de argila expandida. Cubra com uma manta de drenagem e preencha o restante com terra de boa qualidade. Aí é só plantar as sementes ou mudinhas.