Aplicativo SOS Chuva ajuda usuários a prever eventos climáticos extremos

App SOS Chuva

O aplicativo SOS Chuva, vencedor do Prêmio Péter Murányi 2019, edição Ciência & Tecnologia, registra um volume de acesso superior a 500 mil pessoas desde seu lançamento, em um momento em que a seca representa um sério problema para o Brasil e em que a alternância dos regimes pluviométricos é apontada como evidência da emergência climática global.

Um dos idealizadores da plataforma, o professor Luiz Augusto Toledo Machado, ex-cientista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), hoje trabalhando na Alemanha, explica que o sistema fornece informações que podem reduzir o impacto de enchentes, deslizamentos de terras e descargas elétricas, além de auxiliar a população e empresas com recomendações sobre o que fazer nesses casos.

Plataforma ajuda consumidores a resolverem problemas com empresas

Gratuita e disponível em forma de aplicativo e site, a ferramenta possibilita que as pessoas tenham conhecimento de eventos extremos e possam tomar as devidas providências para que o dano seja o menor possível. Na vanguarda da ciência atmosférica, a plataforma disponibiliza a “previsão imediata”, fator crucial para a identificação dos eventos meteorológicos e a definição de medidas preventivas.

Trata-se de um serviço relevante para os profissionais da área e de órgãos como a Defesa Civil, pois pode identificar os acontecimentos localizados em bairros e ruas, como as inesperadas tempestades de areia, que vem ocorrendo no interior de São Paulo.

Acessível para qualquer um que tenha um smartphone, o app possibilita a visualização de imagens de satélite ou radar. Agora, a partir de uma startup e com a base do SOS Chuva, começam a ser desenvolvidas plataformas específicas para distintos setores.

Setores da economia

A destinada à agricultura deverá estar disponível em dezembro próximo. O propósito é levar ao pequeno produtor um mapa customizado da sua terra, indicando quando plantar e irrigar e clima na área, ao preço acessível de R$ 20.

Futuramente, a intenção do pesquisador é expandir essa plataforma a outros setores da economia, com aplicação no comportamento dos mares, em logística e aviação.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*