A chegada de 2023 representa o início de um novo ciclo. Nesse sentido, é natural que façamos um plano de metas a serem atingidas nos próximos 365 dias.
Geralmente, trocar de emprego, adquirir a casa própria ou um automóvel são alguns dos objetivos mais frequentes nessas listas. Que tal também incluir a sustentabilidade?
Você Sustentável
É possível aderir a um consumo mais consciente, só adquirindo produtos que você realmente precisa, reutilizando-os sempre que for possível e, após o seu uso, destinando-os à reciclagem. Outra forma de ser mais sustentável em 2023 é pesquisando sobre a origem dos itens que está buscando – será que eles são provenientes do desmatamento ilegal ou de trabalho análogo à escravidão? Você também pode:
- Investir em energias renováveis, instalando placas solares em sua casa ou condomínio;
- Captando e reutilizando a água da chuva;
- Utilizando o carro apenas para distâncias maiores;
- Plantar árvores e participar de ONGs ambientalistas;
- Aderir à compostagem e promover a coleta seletiva dos resíduos;
- Trocar as sacolas plásticas por caixas de papelão ou ecobags.
Leonardo Boff: “Tomar consciência da situação real do mundo é um dever ético”
Empresas Sustentáveis
As empresas também podem ser mais sustentáveis em 2023, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Elas podem, por exemplo, investir em políticas e práticas de ESG, melhorando sua governança, atuação ambiental e social. Aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão vigentes até 2030, é outra maneira de implementar a sustentabilidade neste novo ano. Utilizar de forma inteligente os recursos naturais, traçar metas de redução dos gases de efeito estufa e contribuir para o fortalecimento das comunidades onde atuam são medidas relevantes, capazes de ser adotadas.
Conselho de empresas pela sustentabilidade cresce 63% em dois anos
Governos Sustentáveis
Os governos, seja na esfera federal, estadual ou municipal, têm a obrigação de atuar de forma mais sustentável, otimizando a governança no sentido de oferecer mais transparência à população. Eles devem implementar políticas públicas com o objetivo de transformar para melhor a vida das pessoas, o que inclui áreas como o combate à pobreza extrema, mobilidade urbana, segurança pública, educação, saúde e infraestrutura.
Se você leu este texto até aqui, certamente já percebeu que a sustentabilidade precisa ser compartilhada por pessoas, empresas e governos, ou seja, não se trata de algo isolado, mas, sim, integrado, uma responsabilidade de todos. Vamos juntos tornar este mundo um lugar melhor de se viver tanto para a nossa geração quanto para as futuras gerações?
Feliz 2023!