Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, que foi lembrado na quarta-feira, 5 de junho, 16 animais silvestres de diferentes espécies foram reintegrados ao seu habitat natural, no município de Entre Rios (BA). A ação foi realizada na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN do Jequitibá, gerida pela Companhia de Ferro Ligas da Bahia – FERBASA.
A atividade, realizada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Salvador e coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), contou com a participação de alunos do ensino fundamental da Escola Rural Tina Carvalho, com o propósito de sensibilizar para a preservação da fauna local.
Foram reintegrados ao ecossistema dois pássaros aracuã-de-barriga-branca, dois gaviões-carcará, duas iguanas-verde, uma cobra jararaca, cinco jiboias, uma cuíca e três sariguês-orelhas-pretas. A RPPN do Jequitibá possui mais de 600 hectares de florestas nativas e sua conservação faz parte de um conjunto de ações contínuas em prol da preservação da Mata Atlântica, integrando também as atividades do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Ferbasa. O compromisso da organização é investir para um desenvolvimento sustentável, com ênfase na gestão responsável dos recursos naturais.
“A semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de incentivarmos os jovens a ampliarem o conhecimento sobre as condições ambientais do nosso entorno e as possíveis formas de contribuição para a preservação e enriquecimento da fauna local. O fundamental é cada um fazer uma pequena parte, sejam empresas, representantes dos poderes públicos ou sociedade civil. É salutar o apoio constante do INEMA nesses processos”, destacou Rogério Paixão, Gerente de Meio Ambiente da Ferbasa.
O retorno desses animais para a natureza representa um movimento urgente para o planeta, com impactos significativos na promoção da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas.