Alerta: Mata Atlântica só tem 7% da sua cobertura original conservada

Dia Nacional da Mata Atlântica é lembrado nesta sexta-feira, 27 de maio/Foto: Caio Arbulu/Unsplash

A Mata Atlântica é um dos maiores biomas do mundo em biodiversidade e, atualmente, um dos mais ameaçados.

O território, que hoje conta com cerca de 12% de sua área original, sofreu muito com o crescimento das cidades e o desmatamento, e atualmente tem apenas 7% da sua cobertura original em bom estado de conservação. Um contexto que serve como alerta para o Dia Nacional da Mata Atlântica, lembrado nesta sexta-feira, 27 de maio.

Restauração na Mata Atlântica

De acordo com estudo do Atlas da Mata Atlântica, divulgado na última quarta-feira (25), entre 2020 e 2021 foram derrubados 21.642 hectares do bioma, crescimento de 66% em relação ao registrado entre 2019 e 2020 (13.053 hectares) e 90% maior que o período de 2017 a 2018, quando houve o menor valor de desflorestamento da série histórica (11.399 hectares).

No último período monitorado, Minas Gerais foi o estado que registrou a maior área desmatada do bioma no país. Bahia e Paraná completam o ranking dos primeiros colocados nesta nada desejável lista.

A Mata Atlântica passa por 17 estados brasileiros e cerca de 125 milhões de pessoas vivem na sua área de abrangência, onde também estão concentrados aproximadamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Em menos de meio século, mundo perde dois terços das populações de espécies selvagens

O maior remanescente contínuo do bioma no Brasil é denominado Grande Reserva Mata Atlântica, que abrange 60 municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Nesse território, um movimento conduzido por entidades de diferentes setores da sociedade busca atrair a atenção de todos para a importância da natureza conservada para o desenvolvimento socioeconômico regional, estimulando o desenvolvimento do turismo responsável em áreas naturais e de negócios sustentáveis que têm a natureza como seu principal ativo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*