As Nações Unidas lançaram, na primeira semana de julho, uma campanha de comunicação para defender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Pela primeira vez em décadas, o progresso rumo ao desenvolvimento estagnou e até se inverteu sob o peso combinado de desastres climáticos, conflitos, recessão econômica e as consequências persistentes da COVID-19. No ritmo atual, o mundo pode não atingir muitas das metas dos ODS até 2030.
A brasileira recém escolhida para ser uma jovem líder dos ODS
A campanha mundial da ONU visa criar impulso, aumentar a sensibilização de todas as pessoas e mobilizar uma ação acelerada para os ODS.
Antecedendo a Cúpula das Nações Unidas sobre os ODS, que será realizada em setembro, a campanha quer amplificar um apelo urgente para uma nova ação ambiciosa, mostrar os Objetivos como um modelo para o progresso sustentável a nível global e incentivar o público em torno desta agenda compartilhada para o futuro comum.
A meio caminho do prazo de 2030, a promessa dos ODS está em perigo. Pela primeira vez em décadas, o progresso do desenvolvimento está retrocedendo sob os impactos combinados de catástrofes climáticas, conflitos, recessão econômica e efeitos persistentes da COVID-19.
A Cúpula dos ODS de 2023 reunirá líderes mundiais na sede das Nações Unidas em Nova Iorque nos dias 18 e 19 de setembro. O objetivo é que reafirmem os compromissos coletivos com os Objetivos e com a promessa de não deixar ninguém para trás. Esta Cúpula é um momento decisivo para colocar urgentemente o mundo de volta no caminho certo para alcançar os ODS.
A partir de agora, a campanha da ONU pretende revitalizar a conversa sobre os Objetivos com uma grande ativação digital em plataformas e países de todo o mundo.
“A ideia é envolver pessoas, instituições e governos para que possamos retomar o percurso em direção a um desenvolvimento justo, igualitário e sustentável,” afirmou Silvia Rucks, coordenadora residente da ONU no Brasil:
“Precisamos que tanto os tomadores de decisão quanto as cidadãs e os cidadãos comuns sintam-se inspirados a se engajar e contribuir para o alcance de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável. Afinal, temos pouco mais de sete anos para transformar nosso mundo em um lugar melhor para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás”.
17 ações sustentáveis com base nos ODS que você pode adotar
Com base na marca que tem a roda de cores dos ODS, a campanha utiliza um novo sistema visual dinâmico para as mensagens, a fim de criar impulso, aumentar a sensibilização e mobilizar uma ação acelerada para os ODS.
Um componente fundamental da campanha é o apelo a cidadãos para que tomem medidas em relação aos ODS através da iniciativa Aja Agora das Nações Unidas em todos os 17 Objetivos. Utilizar transporte público, arrecadar recursos para escolas, levantar a voz pela igualdade: a plataforma elenca atitudes que todos podem tomar para acelerar o progresso dos ODS e criar vidas melhores num planeta mais saudável para todos.
Um grupo selecionado de influenciadores de alto nível, o Círculo de Apoiadores, incentivará suas comunidades para que tomem medidas individuais em relação aos ODS e para que pressionem os tomadores de decisões para a urgência de agir agora.
Saiba mais e participe:
- Visite a página da campanha: https://www.un.org/en/actnow
- Baixe o aplicativo no seu celular: https://actnow.aworld.org/
- Use as hashtags #AjaAgora, #ObjetivosGlobais e #Agenda2030 nas redes sociais!
- Mais informações sobre a Cúpula dos ODS estão disponíveis em: https://www.un.org/en/conferences/SDGSummit2023