Uma agenda global integrada para que o mundo venha a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, correspondentes ao acesso à água e as energias renováveis, respectivamente, foi defendida na abertura do Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis de Água e Energia, nesta segunda-feira, 13 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).
O evento internacional é promovido pela Itaipu Binacional e o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa). Em mensagem de vídeo, o subsecretário-geral da Undesa, Liu Zhenmin, destacou a importância do encontro para a sociedade em geral. “Água e energia são temas que apresentam total sinergia. É muito relevante apresentarmos cases de sucesso nessa área pelo mundo, o que serve de estímulo para atingirmos os ODS 6 e 7 nos próximos anos”, ressaltou.
“É possível atingir o ODS 7”, projeta o líder da Undesa
O diretor financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone, reafirmou o compromisso da hidrelétrica nesse sentido. “Brasil e Paraguai possuem recursos hídricos abundantes e geram, por meio de Itaipu, uma energia renovável e limpa, fundamental para o desenvolvimento sustentável.”
A presidente do Canal de Isabel II, que representa a comunidade de Madrid, na Espanha, Paloma Martín, observou que 40% dos postos de trabalho ao redor do mundo estão relacionados aos setores de água e energia. “Portanto, precisamos fazer um uso mais consciente destes recursos em nível de tratamento, abastecimento e distribuição”, defendeu.
*O editor do Notícia Sustentável viajou à Foz do Iguaçu a convite da Itaipu Binacional.