A PepsiCo América Latina anunciou recentemente os resultados dos seus programas de acesso e conservação de recursos hídricos em toda a América Latina no âmbito da SIWI World Water Week 2019, evento realizado na Suécia na última semana de agosto.
A companhia ajudou mais de 1,3 milhão de pessoas com recursos que totalizaram U$ 13,2 milhões, por meio de uma parceria público-privada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de uma aliança com a The Nature Conservancy (TNC), como parte do seu objetivo global de impacto positivo sobre a água.
O tema do acesso à água é reconhecido internacionalmente como um direito humano, como demonstrado no último Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, intitulado “Não deixar ninguém para trás”. No contexto brasileiro, estima-se que cerca de 35 milhões de cidadãos não têm acesso a água potável. Nesse panorama, o documento aponta que as empresas podem desempenhar um papel fundamental ao investir em tecnologias e soluções inovadoras para a gestão da água dentro das suas operações e em sua cadeia de valor.
“Na PepsiCo América Latina, entendemos que ser líder significa agir com responsabilidade e sempre trabalhando para beneficiar as comunidades em que estamos presentes. O acesso e escassez de água são alguns dos desafios mais importantes que podemos ajudar a abordar”, diz Mónica Bauer, vice-presidente de Assuntos Corporativos da PepsiCo América Latina. “
Uma gestão da água requer colaboração entre negócios, agricultores, comunidades locais e governos que, juntos, dependem da mesma fonte local, especialmente em áreas onde há escassez de água. Para alcançar esse objetivo, a PepsiCo América Latina tem uma parceria com a The Nature Conservancy (TNC) desde 2016, e investiu U$ 3,2 milhões na região para reconstituir seis diferentes bacias hidrográficas nas áreas urbanas da Cidade do México, Monterrey, São Paulo, República Dominicana, Cidade da Guatemala e Bogotá.
Juntas, a PepsiCo América Latina e a TNC já recuperaram mais de 76 milhões de galões de água (o equivalente a 287 milhões de litros) de água em mais de 990 acres. Esse trabalho tem a capacidade de beneficiar 41 milhões de pessoas que moram e trabalham ao redor dessas importantes bacias.
Para tratar da questão da gestão da água em toda a região, a PepsiCo, por meio do seu braço filantrópico, destinou U$ 3 milhões para respaldar o the Hydro-BID Technical Supp