O projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD), em parceria com a Petrobras, segue com a realização de webinars em 71 dos municípios contemplados pela iniciativa.
Os eventos, totalmente online, estão sendo oferecidos para os 28 municípios demonstrativos (nos estados de SE, PE, SP, RJ, ES) eleitos para a segunda fase do projeto e para um segundo grupo de territórios prioritários, que engloba mais 14 cidades de São Paulo, 8 cidades do Espírito Santo, 12 cidades do Rio de Janeiro, uma cidade do Rio Grande Sul, 2 cidades do Paraná e 6 capitais (Manaus, Fortaleza, Aracaju, Vitória, Salvador e Curitiba), todas com operações da Petrobras.
Durante os eventos, conduzidos pela equipe do PnuD, são apresentados dois estudos produzidos para cada um dos municípios do projeto: o Diagnósticos Situacional de Indicadores Municipais ODS e a Avaliação Rápida Integrada do Plano Plurianual (2018-2021) à luz dos ODS. Apenas no estado de São Paulo, já foram realizados webinars para 12 municípios paulistas.
Nos webinars dos municípios participantes da segunda fase do projeto, há também apresentações dos projetos que estão sendo planejados pelos Grupos Locais de Multiplicadores ODS, pessoas capacitadas pelo projeto em Programas de Capacitação em Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um curso de 40 horas sobre a implementação local da Agenda 2030 da ONU. Os participantes estão recebendo assessoria técnica direta do PnuD para implementar planos de trabalho locais.
O próximos eventos acontecem esta semana nos municípios de Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro, Cananéia, em São Paulo, e Salvador, na Bahia.
Senso de urgência da Agenda 2030 é ainda maior com pandemia
Projeto
As atividades do projeto “Territorialização e Aceleração dos ODS” começaram em janeiro de 2019. O foco da ação é ampliar as capacidades locais dos municípios para fortalecer o desenvolvimento econômico, social e ambiental dessas cidades, com base na Agenda 2030. Ações integradas entre os governos, a sociedade civil organizada e o setor privado também são fortalecidas por meio da iniciativa. Na primeira fase de implementação do projeto, 116 municípios, das cinco regiões do país, participaram das atividades de mobilização e disseminação da Agenda 2030.
Para mais informação sobre os webinars e inscrições, clique aqui.
(Via ONU News)