Única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, comemorou 25 anos de existência na segunda-feira, 7 de outubro. A instituição nasceu em 1994 a partir do sonho da alemã Anna-Sophie Helene e do sul-africano Dennis Croukamp.
A paixão do casal por animais que habitam o céu tornou o local no maior parque de aves da América Latina e no atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.
Nessas duas décadas e meia de história, mais de 9 milhões e 250 mil pessoas puderam conhecer o atrativo. Foram diversas mudanças e transformações ao longo dos anos, tendo sempre como foco o bem-estar das aves que habitam o Parque, ao mesmo tempo em que é oferecido ao visitante a melhor experiência possível de contato e aprendizado com a natureza.
Atualmente, 250 colaboradores trabalham no Parque das Aves, recebendo de braços abertos quase 1 milhão de visitantes por ano. “A equipe é nosso melhor ativo. Muitos deles são da nossa comunidade e estão conosco há muitos anos, enquanto outros são de diversas partes do Brasil e do mundo. Todos são muito bem preparados, os melhores profissionais em suas áreas. E o trabalho que desempenham é cheio de dedicação e garra”, conta Carmel Croukamp, diretora-geral do atrativo e filha do casal fundador.
Carmel explica que desde que seus pais chegaram em Foz do Iguaçu, vindos do Reino Unido depois de morar muitos anos na Namíbia, África, foram sempre bem recepcionados pela comunidade iguaçuense. “Estamos em meio à Mata Atlântica, o que para nós é uma imensa honra, mas carregada de responsabilidade de garantir que nossos filhos tenham a possibilidade de ter um futuro. Por isso seguimos conservando a floresta e as aves que nela vivem, e somos gratos pelo apoio dos moradores de Foz”, conclui.
A comunidade também ganha
Todos os finais de semana do mês de setembro, e nos dias 5 e 6 de outubro, os moradores da cidade de Foz do Iguaçu tiveram gratuidade para conhecer o atrativo. Mais de 19 mil moradores da cidade aproveitaram para visitar o Parque das Aves, gente que mesmo morando perto, não conhecia o trabalho desenvolvido no atrativo.
“É o nosso momento de comemorar com nossos vizinhos, em clima de festa, eles foram nossos convidados de honra para participar nesta data tão especial”, diz Carmel.
Sobre o Parque das Aves
Possui 16 hectares de mata restaurada, 1.300 aves de 150 espécies diferentes, com três viveiros de imersão e um borboletário. O objetivo do Parque das Aves é atuar investindo significativamente para criar um impacto positivo para as aves da Mata Atlântica, principalmente as 120 espécies e subespécies em risco de extinção.