Um evento gratuito e aberto ao público vai reunir, em uma série de debates transmitidos ao vivo, as opiniões e reflexões de especialistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Projeto Tamar sobre a condição atual dos nossos oceanos.
Será no próximo dia 19 de outubro, a partir das 18h, quando a programação de “Os Oceanos 500 anos depois” colocará em perspectiva a emergência global e sensibilização coletiva em torno de soluções que garantam às gerações futuras a possibilidade de também desfrutar dos mares. O evento será realizado de forma virtual, com transmissão em português através do Youtube: https://bit.ly/2X7a1mC.
Consequências do recorde de calor nos oceanos
“Os Oceanos 500 anos depois” é uma realização entre o Instituto Cervantes e a empresa Iberdrola-Neoenergia, com participação do Projeto Tamar e Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade nasce como uma necessidade de reflexão sobre a evolução dos oceanos, tomando como ponto de partida a descoberta desses mares, para fazer uma comparação da condição atual e da destruição que sofreram, bem como o trabalho da ciência e o valor do conhecimento da história como estratégia para a conservação do planeta.
Trata-se de apostar no empenho de entidades que desenvolvem projetos de melhoria da situação das nossas águas, com práticas sustentáveis, no meio pesqueiro e no consumo, da biologia e da biodiversidade marinha. São aspectos como as ameaças que pairam sobre a biodiversidade, incluindo os efeitos adversos das mudanças climáticas devido ao impacto das ações humanas na ecologia e a importância da gestão inteligente dos resíduos.
Portugal sediará Conferência dos Oceanos em junho de 2022
Serviço
“Os Oceanos 500 anos depois”
Quando: 19 de outubro (terça-feira), das 18h30 às 20h
Transmissão:
Youtube do Instituto Cervantes de Salvador (português): https://bit.ly/2X7a1mC
Youtube do Instituto Cervantes de Recife (espanhol): https://bit.ly/3ay1psh
Participantes:
Renata Chagas. Diretora do Instituto Neoenergia.
Gonzalo Rostan. Gerente Nacional de Centros de Visitantes Fundação Projeto Tamar.
Berenice Gomes. Coordenadora Geral da Fundação Projeto Tamar.
Prof. Igor Cruz. Universidade Federal da Bahia. Departamento de Oceanografia.
Prof. Janini Pereira. Universidade Federal da Bahia. Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente.