A Volkswagen apresentou nesta terça-feira, 13 de julho, no Uruguai, o modelo totalmente elétrico VW e-up. O país foi escolhido pela marca por oferecer a melhor infraestrutura de e-mobilidade na região. A América Latina está inserida dentro da estratégia global da VW, que prevê a neutralidade em carbono até 2050 e a eletrificação é um dos pilares para se alcançar esta meta.
“O VW e-up é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destacou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Com sistema de propulsão 100% elétrico e zero emissão de gases poluentes, o modelo proporciona uma autonomia de aproximadamente 260 km. Sua bateria de íon de lítio tem capacidade de 32,3 kWh e seu consumo pode ser de até 12,7 kWh/100 km, dependendo da forma de condução do motorista.
Quantos empregos a Economia Verde pode criar na América Latina
Em termos de performance, o e-up entrega 83 cv (61 kW) de potência máxima e expressivo torque de 21,6 kgfm (212 Nm) já a partir do momento que o veículo começa a se movimentar, garantindo acelerações e retomadas intensas. Em números, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 11,9 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h.
O prazer ao volante também é uma das características do e-up. Com a bateria posicionada entre os eixos, o centro de gravidade do Volkswagen é baixo, tornando sua dirigibilidade muito agradável e divertida. Vale ressaltar que o modelo tem três perfis de condução, além de cinco níveis de recuperação de energia selecionáveis de acordo com as necessidades do condutor.
E por falar em recuperação de energia, a tecnologia de recarga do e-up é muito eficaz, sendo necessários somente 60 minutos plugado a um sistema de recarga rápida (40 kW) para que as baterias recuperem até 80% da sua capacidade total. E todo o processo pode ser interrompido e iniciado de longas distâncias a qualquer momento utilizando o aplicativo We Connect e-Remote, que permite ao proprietário controlar outras funções do veículo, como ligar o ar-condicionado, e conferir alguns status do e-up, como o nível de bateria e a média de consumo de energia.
Novos prédios de SP deverão ter postos de recarga para veículos elétricos
Uruguai: um dos líderes globais em sustentabilidade energética
De acordo com Índice de Transição Energética 2020, elaborado pelo Fórum Económico Mundial, o Uruguai ocupa o primeiro lugar nas Américas e o 11º em nível mundial no que diz respeito ao seu compromisso com energias renováveis.
Graças a um modelo bem sucedido de parceria público-privada, a Agência Internacional de Energia (IEA) reconheceu o Uruguai como um dos líderes globais em sustentabilidade energética, com quase 100% de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis e diversificadas.
Um Plano Nacional de Energia até 2030 foi elaborado pelo governo e com metas de melhoria da produtividade do setor, sustentabilidade ambiental, independência energética, além da integração e desenvolvimento social e econômico.
Em 2020, o Uruguai oficializou sua participação na Transport Decarbonization Alliance, que reúne países, cidades e empresas que compartilham um objetivo comum e trocam experiências sobre como alcançar a mobilidade com emissão zero.
Com uma legislação voltada para o futuro e incentivos financeiros, o país está atraindo negócios competitivos dentro do setor, ao mesmo tempo em que desenvolve sua própria infraestrutura. Algumas das iniciativas são: rede de carregamento por empresa de energia estatal (primeiro corredor envolve aproximadamente 550 km instalados); Desconto comercial em estações de carregamento e Projeto MOVÉS, que promove um sistema de mobilidade inclusivo e eficiente com baixo teor de carbono.