Protagonismo de crianças e adolescentes na agenda climática é tema de live

Com o passar dos anos, a crise climática vem impactando as temperaturas globais e os índices de poluição atmosférica, assim, se tornando uma emergência mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5,6 milhões de crianças com menos de 5 anos perderam suas vidas por conta da poluição do ar, falta de água potável, exposição a produtos químicos e pela precariedade do saneamento básico.
Diante da importância de considerar a população infanto-juvenil no debate sobre as políticas climáticas, o Instituto Alana realiza a live “Expresso 227: O protagonismo de crianças e adolescentes na agenda climática”, no dia 16 de março (terça-feira), às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A importância dos jovens para o mundo alcançar os ODS

Participam da conversa ao vivo: Júlia Mello Neiva, coordenadora do Programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conecta Direitos Humanos; Marina Marçal, coordenadora do portfólio de Política Climática do Instituto Clima e Sociedade (iCS); e Paulo Ricardo, coordenador do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas no Engajamundo. A mediação será feita pela Angela Barbarulo, advogada responsável pelo projeto Justiça Climática, do Instituto Alana.
“As crianças e os adolescentes são atores essenciais para responder à crise climática, que os impacta de forma acentuada e desigual. O protagonismo dessa população nas discussões sobre a agenda climática é fundamental para assegurar que seus direitos sejam efetivados com absoluta prioridade e tenham garantido um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como determinam os artigos 227 e 225 da Constituição Federal. Em outras palavras, se reconhece o direito de crianças e adolescentes de ter futuro no presente”, conta Angela.

Produtores de games juntam-se à ONU para combater as mudanças climáticas

Serviço

Expresso 227: O protagonismo de crianças e adolescentes na agenda climática
Data: 16/03, às 19h (horário de Brasília)
No Youtube do Instituto Alana: https://bit.ly/expresso227-justica-climatica

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*