A Dove, empresa do grupo Unilever, lançou recentemente nos Estados Unidos sua primeira embalagem recarregável de desodorante. Por meio dela os consumidores podem comprar apenas um encaixe que armazena o líquido, ao invés de descartarem o roll-on ao término do produto.
Os refis, que podem ser encaixados na embalagem original – produzida com aço inoxidável -, têm 54% menos plástico do que a embalagem tradicional, informa a Dove. Além disso, segundo a empresa, 98% de todo o plástico utilizado é reciclado.
O novo produto, que chega ao mercado sob o lema “Compre uma vez, recarregue por toda a vida”, estará disponível nas duas maiores redes de lojas de departamento dos Estados Unidos: Walmart e Target.
Segundo a Unilever, as medidas tomadas pela Dove gerarão um impacto contínuo no meio ambiente, reduzindo o uso de plástico virgem em mais de 20.500 toneladas por ano. Essa quantidade seria suficiente para circular a terra com o material 2,7 vezes.
Ação permanente
Outra novidade é que a iniciativa não se concentrará em edições limitadas, será uma ação permanente para garantir um maior impacto de sustentabilidade global.
Para Richard Slater, diretor de P&D da Unilever, o objetivo da mudança é impulsionar a indústria global de reciclagem a coletar mais resíduos plásticos e disponibilizar mais material reciclado para uso. “Na Dove, temos orgulho de ter mais de 100 iniciativas em andamento em todo o mundo dedicadas ao combate do lixo plástico”, completa Slater.
Prefira os produtos com refil
Embalagens recicláveis
A Dove também é um dos membros fundadores da Loop, plataforma que visa oferecer soluções de embalagens recicláveis para produtos comuns do dia a dia. Nessa linha, estão seguindo os testes do suporte de desodorante em aço inoxidável, fazendo com que ao final do uso seja possível recarregá-lo com um refil. De acordo com a empresa, o suporte pode ser reutilizado cerca de 100 vezes.
A Unilever se comprometeu a reduzir pela metade o uso de plásticos virgens e a eliminar mais de 100 mil toneladas de embalagem plástica até 2025.