As Nações Unidas, o Reino Unido e a França realizam a Cúpula da Ambição do Clima 2020, em parceria com o Chile e a Itália, no sábado, 12 de dezembro, exatamente cinco anos depois da adoção do Acordo de Paris.
A Cúpula é o principal passo no caminho para a próxima Conferência da ONU para o Clima, a COP26, sediada pelo Reio Unido em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2021. O encontro dará aos líderes uma plataforma global para mostrar os comprometimentos para enfrentar as mudanças climáticas.
O evento irá enfatizar a crescente coalizão entre países, cidades, regiões, negócios e investidores se comprometendo a zero emissões de carbono e reforçar a ambição para financiamento, resiliência e adaptação climática.
Também apresentará exemplos de liderança de países produzindo planos e políticas concretas de curto prazo para entregar ambição climática de longo prazo, destacando o trabalho a frente para outros países entregarem as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas ao longo de 2021, antes da COP26.]
Líderes confirmados
A Cúpula contará com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, do presidente da França, Emmanuel Macron, do primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, do presidente do Chile, Sebastián Piñera, do presidente da COP26, Alok Sharma, e dezenas de outros líderes que apresentarão ambiciosos compromissos climáticos.
O evento também será uma plataforma global para vozes empresariais, governos subnacionais e sociedade civil, incluindo jovens, indígenas e campeões do clima. Haverá transmissão ao vivo e conteúdo em vídeo por demanda será disponibilizado.
Não será necessário credenciamento de imprensa e o programa completo será divulgado no site www.climateambitionsummit2020.org, onde o evento poderá ser visto a partir das 11 horas (horário de Brasília) do dia 12 de dezembro, sábado.