Em trote sustentável, calouros da Unoeste fazem plantio de árvores

Calouros plantaram suas próprias árvores em ação que deu início ao Trote Sustentável do curso de Medicina em Jaú/Foto: Thais Gonçalves

Promover o acolhimento, a integração e também unir esforços dos novos alunos com os veteranos e o corpo docente com o propósito de contribuir em uma ação proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) chamada “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, também conhecida como Agenda 2030. Este foi o principal objetivo do Trote Sustentável realizado nesta quarta-feira, 30 de setembro, pelos calouros da Faculdade de Medicina de Jaú da Unoeste.

Na ocasião, os estudantes plantaram 15 mudas de árvores nativas no canteiro central da Avenida João Franceschi, localizada no bairro Jardim Alvorada. A ação, que teve o cuidado de seguir todos os protocolos sanitários devido a pandemia do novo coronavírus, reuniu os acadêmicos do 1º termo. A atividade contou com o auxílio de docentes e da Secretaria do Meio Ambiente do município paulista.

“O projeto Trote Sustentável é um daqueles casos de identidade automática. Graças à dedicação de nosso time, principalmente da professora Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, foi paixão à primeira vista por parte de nossos estudantes, da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo”, relata o coordenador do curso, Dr. José Oliveira Filho.

De acordo com ele, ao cumprir as tarefas propostas, os estudantes têm a oportunidade de se aproximarem de um tema extremamente importante de maneira lúdica, prazerosa e ainda conhecem a Agenda 2030 proposta pela ONU para que os seus 193 países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até o ano de 2030.

Sustentabilidade

Para a professora Rafaela, uma das responsáveis pelo projeto, o propósito dessas ações – seis ao total, é integrar os novos alunos com a comunidade acadêmica de forma sustentável, sem impor nenhum tipo de humilhação e constrangimento no período de trote aos calouros e ainda contribuir com o meio ambiente.

“As ações que estamos realizando, assim como as atividades de extensão, visam aproximar a comunidade do município com a Unoeste, pois a faculdade está aqui também para contribuir com a cidade”, acrescenta a docente.

Para a caloura Giulia Bernini, 17, natural do estado de Mato Grosso, participar da ação do plantio foi uma experiência enriquecedora. Ela conta que graças ao Trote Sustentável, cada aluno plantou a sua própria árvore seguindo as orientações dos representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Jaú e, dessa forma, puderam colaborar com a arborização da cidade e também criar um vínculo maior com o município.

“Fiquei muito feliz em participar dessa iniciativa da Unoeste, afinal, todos nós desde a infância aprendemos o quão as árvores são importantes para o meio ambiente e que os desastres naturais ocorridos no mundo acontecem muito pelo desmatamento. Saber que pude contribuir de alguma forma para ajudar essa causa é muito gratificante”, finaliza.

Próximas Ações

Além do plantio de árvores, dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Unoeste chegou a seis ações e metas em que exigirão dos calouros apenas a dedicação e algum tempo. São eles: doação de papéis para reciclagem; de medicamentos para farmácias comunitárias; de algum item em bom estado (roupa ou utensílios domésticos); de uma muda florífera para o projeto paisagístico da faculdade com a Prefeitura Municipal; e do incentivo à agricultura familiar, substituindo uma compra de supermercado por uma compra na feira municipal.

“Dentre as seis ações propostas pelo projeto, a primeira foi o plantio de árvores. Ela foi escolhida para dar início porque é a que demanda mais tempo dos estudantes. As outras cinco vão sendo realizadas ao longo do mês e, ao fim desses 30 dias, vamos todos juntos doar os materiais recolhidos para as instituições a serem escolhidas posteriormente”, explica a Dra. Rafaela.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*