No entanto, independentemente da pandemia, os alemães sabem como receber viajantes de forma segura. E isso passa, inclusive pelo turismo sustentável, onde a Alemanha é reconhecida mundialmente por promover aos seus turistas as melhores experiências. São inúmeras atividades ao ar livre, com cidades cercadas por natureza e com toda a infraestrutura hoteleira para garantir uma experiência única.
“Berlim é apenas um exemplo. Na Alemanha, há inúmeras cidades que vão do moderno ao antigo, da história à natureza, sem abrir mão de ações sustentáveis”, ressalta a diretora do Centro de Turismo Alemão (DZT), Margaret Grantham.
Que tal desacelerar?
Na Alemanha, tem um conceito aplicado por algumas cidades conhecido como “cittaslow”, cujas localidades focam nas pessoas e, consequentemente, na qualidade de vida e na sustentabilidade proporcionadas a elas. No total, são 21 cidades alemãs que aderiram ao conceito e incentivam as pessoas a aproveitarem o tempo, apreciar o artesanato tradicional e a natureza preservada nesses lugares.
Uma dessas cidades é Deidesheim, na Remânia. Fiel à sua aderência ao “cittaslow”, a cidade que tem uma história na vinicultura, exala paz e relaxamento. Produtora da uva Riesling, Deidesheim cultiva a fruta a partir do manejo sustentável. O resultado são vinhos da mais alta qualidade, enquanto as áreas verdade oferecem proteção às espécies ameaçadas, além de serem um oásis aos amantes da natureza e de caminhadas ao ar livre.