Pelo menos 11 empresas de produção de videogames aderiram a uma iniciativa da ONU para combater a mudança climática.
O projeto “Jogando pela Aliança Planeta” é coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A proposta foi debatida no início do ano durante o evento Green Mobile Game Jam, que reuniu líderes de 11 empresas comprometidas a integrar essas “ativações verdes” aos games incluindo novos mapas, eventos temáticos, storylines e serviços de mensagem.
Com a iniciativa, o Pnuma espera que as novas práticas e o aprendizado compartilhado de proteção ambiental ajudem a gerar uma mudança na forma como os jogos são desenhados para um enorme público em todo o mundo.
A diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, contou que a agência está entusiasmada com a indústria dos videogames e o apoio para reverter os efeitos da crise climática.
Confinamento
Já o presidente da empresa Space Ape, John Earner, afirmou que estava cético em um primeiro momento sobre a iniciativa, especialmente como realizá-la durante o confinamento social devido à pandemia. Mas com o bom resultado, ele diz que é uma inspiração ver como empresas que competem entre si cooperam por um grande projeto. Ele lembra que existem 250 milhões de usuários de videogames no mundo, e espera que eles possam ser inspirados a agir.
Cada empresa tem uma função na planilha da iniciativa. A Space Ape ensinará aos jogadores os benefícios da energia renovável.
Já a Fingersoft adicionará estações de recarregamento com painéis de energia solar no jogo Hill Climb Racing 2.
E dois eventos do game Angry Birds 2 contarão com projetos de reflorestamento.
Natureza
As demais empresas são: MAG Interactive, Sybo, WildWorks, Playdemic, Rovio, Pixelberry, Creative Mobile, Future Games of London e GameDuell.
Os participantes são convidados a tratar de temas que vão desde mudança climática ao apoio ao reflorestamento e à restauração da natureza.
Algumas ativações já foram integradas e outras começarão no próximo ano. A iniciativa tem o apoio do Google Play. O objetivo é atingir 1 bilhão de adesões em todo o mundo.
(Via ONU News)
Este post tem sinergia com ao menos dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.