Produtores de games juntam-se à ONU para combater mudança climática

Jovem joga videogame em seu celular. Em todo o mundo, existem 250 milhões de usuários/ONU News/ Elizabeth Scaffidi

Pelo menos 11 empresas de produção de videogames aderiram a uma iniciativa da ONU para combater a mudança climática.

O projeto “Jogando pela Aliança Planeta” é coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

A proposta foi debatida no início do ano durante o evento Green Mobile Game Jam, que reuniu líderes de 11 empresas comprometidas a integrar essas “ativações verdes” aos games incluindo novos mapas, eventos temáticos, storylines e serviços de mensagem.

Com a iniciativa, o Pnuma espera que as novas práticas e o aprendizado compartilhado de proteção ambiental ajudem a gerar uma mudança na forma como os jogos são desenhados para um enorme público em todo o mundo.

A diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, contou que a agência está entusiasmada com a indústria dos videogames e o apoio para reverter os efeitos da crise climática.

Confinamento

Já o presidente da empresa Space Ape, John Earner, afirmou que estava cético em um primeiro momento sobre a iniciativa, especialmente como realizá-la durante o confinamento social devido à pandemia. Mas com o bom resultado, ele diz que é uma inspiração ver como empresas que competem entre si cooperam por um grande projeto. Ele lembra que existem 250 milhões de usuários de videogames no mundo, e espera que eles possam ser inspirados a agir.

Cada empresa tem uma função na planilha da iniciativa. A Space Ape ensinará aos jogadores os benefícios da energia renovável.

Já a Fingersoft adicionará estações de recarregamento com painéis de energia solar no jogo Hill Climb Racing 2.

E dois eventos do game Angry Birds 2 contarão com projetos de reflorestamento.

Natureza

As demais empresas são: MAG Interactive, Sybo, WildWorks, Playdemic, Rovio, Pixelberry, Creative Mobile, Future Games of London e GameDuell.

Os participantes são convidados a tratar de temas que vão desde mudança climática ao apoio ao reflorestamento e à restauração da natureza.

Algumas ativações já foram integradas e outras começarão no próximo ano. A iniciativa tem o apoio do Google Play. O objetivo é atingir 1 bilhão de adesões em todo o mundo.

(Via ONU News)

 

 

 

 

 

Este post tem sinergia com ao menos dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*