Dados recolhidos pela Green Eletron, a principal gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos do Brasil, indicam uma queda de 51,9% na arrecadação (em kg) de resíduos em maio de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.
Quando colocado em perspectiva o crescimento de 400% no número de Pontos de Entrega Voluntária (os PEVs) instalados pela gestora, que em 2019 era de 41 pontos e atualmente é de 215, a queda nas coletas fica ainda mais significativa.
PEVs
Segundo a gestora, o primeiro grande baque na arrecadação ocorreu em abril de 2020, coincidindo com o início da quarentena no estado de São Paulo, no dia 24 de março. Muitos dos PEVs, nos quais a população pode descartar pilhas e equipamentos eletroeletrônicos usados, ficam instalados em lojas e shopping centers, que permaneceram fechados durante os primeiros 3 meses de quarentena.
“Com o acesso aos pontos de descarte reduzido, é preferível que as pessoas não descartem seus equipamentos sem utilidade no lixo comum”, explica Ademir Brescansin, Gerente Executivo da Green Eletron. “Nossa recomendação é que a população aproveite esse momento para limpar suas gavetas e armários, junte as pilhas e aparelhos elétricos e eletrônicos que não precisam mais e aguarde o fim do isolamento para descartá-los corretamente”.
Este post tem sinergia com, ao menos três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.