Segundo dados do 2º Mapa de Negócios de Impacto , estudo que acompanha a evolução dos negócios de impacto socioambiental no Brasil, o país conta hoje com 1002 soluções voltadas para essa área. Para ajudar no fomento ao ecossistema, o InovAtiva de Impacto selecionará 40 empresas inovadoras, de base tecnológica, com potencial para gerar lucro e, ao mesmo tempo, resolver problemas sociais e/ou ambientais, para participar do Ciclo 2020 de Aceleração. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Sebrae.
A escolha dessas soluções será realizada por uma rede de avaliadores qualificados para analisar os projetos submetidos com base em quatro critérios: Grau de Inovação, Potencial de Mercado, Maturidade da Solução e Equipe, e Tese de Mudança. No dia 22 de julho será anunciado, no site do programa, as startups que receberão, durante seis meses, gratuitamente e de forma totalmente online, cursos de capacitação, mentorias individuais e coletivas, além de treinamento de simulação de pitch (discurso feito a investidores).
“Desde 2016, realizamos quatro ciclos do InovAtiva de Impacto. Como fruto desta iniciativa, conseguimos acelerar negócios de todo o país com foco em meio ambiente e/ou sociedade. Para isso, contamos com uma rede de 600 mentores que auxiliaram nossas startups com informações, conselhos e contatos”, comenta Gustavo Ene, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.
“Sustentabilidade é bom para os negócios, pois estamos falando de oportunidades para as empresas, para a sociedade e para os consumidores. Negócios de impacto socioambiental se tornam cada vez mais importantes, pois trazem soluções voltadas a resolverem problemas reais, ao mesmo tempo em que buscam viabilidade econômica”, explica o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick.