A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) revelou em um relatório divulgado na segunda-feira, 11 de maio, que houve uma pequena redução nos níveis de desflorestamento no mundo. Segundo a agência, o resultado se deve ao aumento do gerenciamento sustentável.
Quase um terço da superfície terrestre é coberto por florestas. O relatório “Avaliação dos Recursos Florestais Globais 2020” sugere que nos últimos 10 anos, a área florestal do globo sofreu uma redução de 4,7 milhões de hectares.
A agência da ONU lembra que o desmatamento continua ocorrendo. Desde 2015, uma área de 10 milhões de hectares foi desflorestada. Uma média de 2 milhões a menos, se comparado aos anos anteriores.
A vice-diretora da FAO, Maria Helena Semedo, disse que as florestas são uma parte importante da vida dando acesso a alimentos, à mobília, ao ar limpo e outros benefícios. Ela lembrou que cada vez mais florestas estão sendo alvos de planos de gerenciamento sustentável.
Agenda 2030
Esta é uma das prioridades da Agenda 2030 com o Objetivo 15 de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Objetivo pede proteção, promoção e uso sustentável dos ecossistemas terrestres que nutrem a vida na terra.
Atualmente, existem mais de 2 bilhões de hectares de floresta, ou quase metade da quantidade global de matas, sob planos de gerenciamento.
América Latina
A América Latina abriga a maioria das áreas protegidas para florestas. E cerca de 18% das florestas do mundo estão plantadas nessas áreas.
A FAO afirma que o mundo alcançou a Meta Aichi de Biodiversidade para proteger pelo menos 17% da área terrestre até 2020.
O relatório ressalta vários pontos:
- A área de florestas do mundo têm diminuído desde 1990 em 178 milhões de hectares. Isso equivale ao tamanho da Líbia.
- Durante a última década as áreas florestais têm aumentado na Ásia, na Oceania e na Europa. O nível mais alto de perda de florestas foi registrado na África, seguida por América Latina.
- Cerca de 30% de todas as florestas são usados para produção de madeira e produtos que não são feitos de madeira florestal.
- A quantidade de florestas designadas principalmente para solo e água tem aumentado.
- A maioria das áreas florestais ou 93% do total consiste de florestas naturalmente regeneradas, o resto é plantado.
- O estoque de carbono total tem diminuído com o declínio das áreas florestais ainda que a densidade do estoque de carbono tenha aumentado levemente nas três últimas décadas.
(Via ONU News)