Estudantes baianos de Farmácia desenvolvem álcool gel para distribuição gratuita

Alunos da Unef desenvolvem álcool gel para distribuição na faculdade/Foto: Divulgação

Alunos do décimo semestre do curso de Farmácia da Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) desenvolveram álcool gel, um dos produtos indicados para ajudar no combate ao coronavírus (Covid-19), a fim de distribui-lo, gratuitamente, nas dependências da instituição de ensino baiana.

Nos últimos dias, por desinformação e egoísmo de algumas pessoas, o produto praticamente sumiu das prateleiras de supermercados e farmácias, além de ter sofrido reajuste no preço.

A coordenadora do curso, professora Fernanda Pinheiro, explicou ao portal Acorda Cidade a respeito da importância da produção do produto para a comunidade acadêmica. “Existe uma preocupação mundial em torno do coronavírus. Só em nível de explanação, o coronavírus pertence a uma família de vírus que causa infecções respiratórias leves ou moderadas. A maior preocupação, hoje, é a taxa de infecção. A produção do álcool gel é uma medida preventiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das formas de prevenção, além do processo de lavagem das mãos.”

Fernanda comentou como foi o processo de produção do álcool gel. “É algo que produzimos na faculdade, com a professora Letícia, do estágio de Manipulação, que acompanha os alunos do último ano do curso de Farmácia. Eles produzem para uso interno, aqui na Unef. O álcool tem uma composição de carbopol, que é um agente gelificante, trietanolamina e a glicerina, que são agentes humectantes, além do álcool 70, que é recomendado pela OMS”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do curso, a distribuição do produto é feita em diversos pontos da faculdade, e qualquer pessoa pode fazer uso. “Na verdade, existe distribuição em todo território da faculdade. Temos na área de coordenações, corredores, biblioteca, e qualquer pessoa que quiser pode ter acesso”, ressaltou.

Iniciativa reconhecida

Por fim, a professora Fernanda observou que a reação das pessoas envolvidas no ambiente acadêmico foi muito positiva quando souberam da iniciativa dos alunos do curso de Farmácia. Além disso, a coordenadora alertou para os cuidados que as pessoas devem ter acerca do novo coronavírus.

“A reação foi muito positiva. É uma fórmula que foi colocada em prática para a prevenção do coronavírus. Vale lembrar que essas pessoas precisam estar com as mãos limpas e evitar contato com quem está espirrando ou tossindo. É preciso cobrir a boca e o nariz ao espirrar e evitar aglomerações. São prevenções em nível mundial”, concluiu.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*