Indústria têxtil baiana conquista rótulo ecológico com chancela da ABNT

Hari Hartmann, diretor da Polo Salvador: investimento na sustentabilidade

Chancelada em outubro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a fábrica da Polo Salvador é a primeira indústria têxtil do Brasil a conquistar o “Rótulo Ecológico”, um selo comprovador de que uma organização está preocupada com questões ambientais e adota medidas práticas para reduzir os impactos causados ao meio ambiente desde a extração de recursos e fabricação, até o descarte.

“Foi um processo desafiante, mas recompensador. Somos uma pequena indústria que se esforça todos os dias, da diretoria à produção, para fazer negócios e ao mesmo tempo contribuir para um mundo melhor. Este ano, em especial, conquistamos premiações e certificações que nos abrem ainda mais o espaço no âmbito nacional para desenvolvimento da nossa missão, crescendo gradativamente”, pontua Hari Hartmann, diretor da Polo Salvador.

Entre os benefícios atestados pelo Rótulo Ecológico ABNT estão: a redução de desperdícios e otimização dos processos, preservação do meio ambiente ao diminuir os impactos negativos, o enquadramento nas exigências de Licitações Sustentáveis, além de demonstrar ao mercado a preocupação com as próximas gerações.

Autossuficiente na geração de energia, graças a instalação de placas solares fotovoltaicas no telhado da fábrica, situada no bairro Uruguai, na capital baiana, a Polo Salvador desenvolve uma série de ações socioambientais, como uma linha de camisas ecológicas, reaproveitamento de retalhos e bicicletário para os funcionários.

Como ocorre o processo

A certificação precisa ser solicitada pela empresa frente à ABNT. Na sequência, a associação realiza auditorias para verificar e analisar toda a produção. Os critérios para a avaliação consideram o impacto ambiental ao longo do ciclo do produto, desde a aquisição de matérias-primas até o descarte – isso inclui categorias sobre o esgotamento de recursos naturais, efeito da produção na saúde humana e as consequências ecológicas da fabricação. O órgão atua na área de certificação desde 1950 e atualmente conta com mais de 400 programas em diversos segmentos nas Américas, Europa e Ásia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*