O WWF-Brasil divulgou na terça-feira, 19 de novembro, os finalistas do Concurso de Fotografias. Os vencedores são os brasileiros: Gabriela Schuck de Oliveira – de Porto Alegre (1º lugar), Henrique Seiko Arakaki – de Campo Grande (2º lugar), Guilherme Giovanni – de Corumbá (3º lugar), e Aline Santana da Hora – de Uberlândia (4º lugar).
A escolha foi feita por voto popular a partir de 30 fotos selecionadas por especialistas, dentro de um total de mais de 300 imagens inscritas do Brasil, Bolívia e Paraguai.
As imagens vencedoras refletiram o objetivo do concurso de ressaltar as belezas naturais, a biodiversidade e o turismo em Áreas Protegidas, públicas ou privadas do Pantanal, assim como de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, além de conscientizar sobre a necessidade de preservação desse importante bioma.
Estamos contentes com a repercussão e a participação da sociedade. O engajamento da população também foi fundamental. Ao todo recebemos 2580 votos e tivemos que prorrogar por mais um dia a segunda etapa de voto popular e também aumentar o quantitativo de fotos finalistas, uma vez que recebemos uma quantidade muito grande de belas imagens”, diz Júlio Sampaio – gerente do WWF-Brasil para Cerrado e Pantanal.
Prêmio
1º lugar: Câmera Sony Alpha A6400 Mirrorless com Lente 16-50mm.
2º lugar: Câmera Gopro Hero 7 Black + Cartão 32GB Sandisk Extreme.
3º lugar: Kit Tripé Manfrotto MK190XPRO3-3W com cabeça 3-WAY pan/tilt.
4º lugar: Mochila Manfrotto Advanced Active
O concurso foi promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Bolívia, WWF-Paraguai e também pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, uma aliança formada por instituições governamentais e da sociedade civil. A iniciativa recebeu financiamento da União Europeia, por meio do Projeto Pasos.