O estudo revela, por exemplo, que 74% dos consumidores se declaram preocupados de alguma maneira com o meio ambiente. Ainda assim, 54% reconhecem que suas condutas cotidianas não são adequadamente sustentáveis, aponta o estudo realizado entre agosto e setembro em todo o País.
Entre as muitas abordagens, o levantamento também direciona quanto os entrevistados consideram que as atitudes do seu a dia a dia são sustentáveis, 1% dos participantes afirmaram ter comportamento “nada sustentável”, 7% “pouco sustentável”, 46% “moderadamente sustentável”, 35% “bastante sustentável” e 12% “extremamente sustentável”.
Os consumidores associam o conceito de sustentabilidade a ideias como “reciclagem de lixo e descarte apropriado de materiais” (37%), “economizar água e evitar desperdício” (34%), “cuidado com a natureza” e “reduzir o consumo de plástico”, que surgiram com 29% e 27%, respectivamente. Ideias como “escolher produtos biodegradáveis” (21%), “economizar energia elétrica e evitar desperdícios” (21%) e “plantar árvores” (19%) também foram outros conceitos mencionados.
Fator determinante
Outro gap relevante apontado pela pesquisa exclusiva é em relação aos critérios utilizados pelos consumidores no momento de escolher produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Ao todo, 45% dos entrevistados afirmaram pagar até 10% mais por itens vendidos como “sustentáveis” pelos fabricantes. No entanto, o preço é o fator determinante na decisão de compra para 44%, a eficácia do produto é o que mais importa para 37%, enquanto o uso de ingredientes naturais aparece em segundo plano, sendo fator influente para 31% das pessoas ouvidas.
“As marcas podem ajudar os consumidores a fecharem o gap entre atitude e comportamento, com opções sustentáveis facilmente identificáveis, compreensíveis, com bom custo benefício e que não demandem grande quebra de rotina”, declara Rodrigo Toni, sócio e diretor-geral da Perception.
Curiosamente, outro panorama da parceria entre Perception e Abihpec mostra que o impacto de produtos de HPPC ao meio ambiente (25%) e as marcas fabricantes destes mesmo produtos (21%) têm praticamente a mesma relevância na escolha de compra do consumidor, refletindo a necessidade da população em entender a importância e o impacto de medidas sustentáveis na indústria de cosméticos.
Maior aceitação
“Há gaps entre o discurso adotado pelas pessoas e o que elas realmente praticam em seu dia a dia”, explicou Elaine Gerchon, gerente de inteligência de mercado da Abihpec. “Ainda assim, a ideia de sustentabilidade veio para ficar. Vale a pena as empresas investirem em soluções norteadas por esse tema, que está vibrante na sociedade. As marcas que fazem isso têm mais aceitação”, afirmou.
A pesquisa nacional também apresenta dados segmentados por região, classe social e sexo. Mostra, por exemplo, que o Norte do país é onde as pessoas veem a reciclagem do lixo em casa de forma “extremamente importante” em menor número, enquanto classes A e B demonstram se importar ligeiramente mais com o assunto do que a classe C.