Os futuros clientes da Volvo precisarão responder a uma pergunta fundamental: eles desejam um novo carro da marca com ou sem fio? Na quarta-feira, 16 de outubro, a fabricante sueca apresentou o XC40 Recharge, o primeiro carro totalmente elétrico da empresa e o primeiro modelo a caracterizar seu novo conceito de linha de carros eletrificados, chamado de Recharge.
Nos próximos cinco anos, a Volvo Cars lançará um carro totalmente elétrico a cada ano com o objetivo de vender globalmente, até 2025, 50% de automóveis totalmente elétricos. Os outros 50% serão de híbridos. Recharge será um nome geral para todos os modelos Volvos que tenham um motor híbrido plug-in ou que sejam totalmente elétrico.
A partir do início de 2020, os clientes que entrarem no site da Volvo Cars serão questionados primeiro se desejam ou não um carro da linha Recharge.
“Reafirmamos o que já dissemos antes: para a Volvo Cars, o futuro é elétrico”, disse Håkan Samuelsson, CEO global da empresa. “Hoje demos um novo passo importante nessa direção com o lançamento do XC40 totalmente elétrico e da nova linha de veículos Recharge”.
O XC40 Recharge conta com a adição de um trem de força totalmente elétrico, com tração nas quatro rodas, que oferece um alcance de mais de 400 km (WLTP) com uma única carga e potência de 408 hp. A bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos com um sistema de carregamento rápido.
Para atender ao crescimento previsto em relação aos carros da linha Recharge, a Volvo Cars triplicará a capacidade de produção de veículos eletrificados. A empresa quer que os carros híbridos plug-in representem 20% das vendas em 2020.
Novas versões
Atualmente, os modelos eletrificados representam 22% no volume total de vendas no Brasil. Em 2020, a meta é de 40% de participação dentro do portfólio, não só direcionado pelo aumento de volume, mas também pelo lançamento de novas versões eletrificadas, como o XC40 Plug-in Hybrid, com chegada prevista para o primeiro trimestre do ano que vem.
Todos os modelos da Volvo incluirão uma opção da linha Recharge, desde o utilitário esportivo de entrada XC40, passando pelos carros da série 60 até o SUV de grandes proporções XC90. A Volvo Cars é a única montadora a oferecer uma variante plug-in em todos os modelos de sua linha.
O XC40 Recharge e a nova linha de carros Recharge são a prova tangível do novo plano ambicioso da empresa, também apresentado nesta quarta-feira (16), que representa ações concretas alinhadas com o acordo climático de Paris e apoia a ambição da Volvo Cars de se tornar uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.
Design e interior inteligentes
O XC40 elétrico mantém todos os recursos que tornaram o modelo um dos mais vendidos da Volvo Cars.
“Seu design arrojado é reconhecível instantaneamente e agora é ainda mais elegante e moderno na versão 100% elétrica. Sem a necessidade de uma grade, criamos uma frente ainda mais limpa e moderna, enquanto a falta do escapamento faz o mesmo na traseira”, disse Robin Page, chefe de Design da Volvo Cars.
Uma grade frontal exclusiva e coberta na cor da carroceria cria uma identidade visual distinta, possibilitada pelo fato de o carro elétrico precisar de menos fluxo de ar para fins de refrigeração. A grade também compacta os sensores para a nova plataforma ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista).
Oito cores exteriores, incluindo uma nova opção metálica Sage Green, permitem que os motoristas personalizem seu XC40 elétrico, enquanto um teto preto contrastante é o padrão. Duas novas opções de roda de 19 e 20 polegadas oferecem mais oportunidades para personalização.
Reciclagem
No interior, uma nova interface de motorista projetada especificamente para carros elétricos mantém os motoristas atualizados com informações relevantes, como carga da bateria, enquanto o pacote de design de interiores apresenta detalhes de estilo esportivo, além de tapetes feitos de materiais reciclados.
O XC40 elétrico, visto pela primeira vez no 40.1 Concept de 2016, também é um exemplo de engenharia inteligente da Volvo. Com base na arquitetura modular compacta (CMA), a bateria é integrada ao piso sem afetar o espaço interior.
Isso significa que a riqueza de espaço de armazenamento adequado e funcional ao redor da cabine permanece como uma das principais atrações do XC40. Uma nova e engenhosa abordagem radical ao design de interiores fornece aos motoristas do XC40, entre outras coisas, mais espaço de armazenamento funcional nas portas e sob os assentos, um gancho dobrável para pequenas bolsas e uma lixeira removível no console do túnel.
Exclusivo do XC40 elétrico, um compartimento de carga frontal especial (ou “frunk”) localizado sob o capô, fornece cerca de 30 litros de espaço de carga extra, já que o motor elétrico ocupa menos espaço que um a combustão.