O Papa Francisco e o líder indígena da região Maués, Ednamar de Oliveira Viana, realizaram nesta sexta-feira, 4 de outubro, o plantio de uma árvore nos jardins do Vaticano para simbolizar o compromisso com as florestas da Amazônia.
A cerimônia dedicou o Sínodo da Amazônia, que começa neste domingo (6), a São Francisco de Assis, que é notavelmente associado com o cuidado pelo meio ambiente e pelos vulneráveis.
Consagrar o sínodo a São Francisco é um forte gesto simbólico com grande impacto sobre os países amazônicos, onde os católicos compõem a maioria da população, e simboliza o forte compromisso da Igreja de proteger os povos indígenas e a floresta amazônica.
O plantio da árvore foi o primeiro gesto do Papa Francisco como marco do Tempo da Criação, concretizando uma mensagem que ele lançou no mês passado convidando os 1,2 bilhão de católicos do mundo a celebrarem este período.
O Tempo da Criação é uma celebração anual de oração e ação pelo meio ambiente que é celebrado por várias igrejas cristãs.