Campanha busca promover diversidade de gênero no setor aéreo

Aumentar o número de mulheres em cargos seniores é uma das metas da iniciativa/Foto: Craig Dingle

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata – International Air Transport Association), organização que representa cerca de 290 empresas aéreas que abrangem 82% do tráfego aéreo global, lançou recentemente uma campanha para promover a diversidade de gênero no setor de transporte aéreo até 2025.

Batizada de 25by2025, a iniciativa é um compromisso voluntário das companhias aéreas associadas à Iata. Dentre os compromissos a serem assumidos destacam-se:

  • Aumentar o número de mulheres em cargos seniores (definidos pelas companhias aéreas associadas) em 25% em relação às métricas atuais ou mantendo a representação mínima de 25% até 2025;
  • Aumentar o número de mulheres em empregos com baixa representação (por exemplo, pilotos e operações) em 25% em relação às métricas atuais ou mantendo a representação mínima de 25% até 2025;
  • Elaborar um relatório anual sobre as principais métricas de diversidade.

As companhias aéreas associadas à Iata que já se inscreveram na Campanha 25by2025 incluem China Eastern, Lufthansa Group e Qatar Airways.

Atualmente, não existe um relatório estatístico abrangente sobre diversidade de gênero no setor de transporte aéreo. Porém, com as mulheres representando cerca de 5% (1) da população global de pilotos e 3% (2) entre os CEOs, é evidente o desequilíbrio de gênero no setor.

“A aviação é o negócio da liberdade. Um exemplo disso é a liberdade de 2,7 milhões de mulheres e homens desenvolvendo carreiras empolgantes nesse setor. Mas as mulheres não ocupam muitos cargos nos níveis mais altos e em algumas profissões deste segmento. As companhias aéreas entendem o valor que uma força de trabalho diversificada e com equilíbrio de gênero pode oferecer”, destaca Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata.

“A Campanha 25by2025 fornece um contexto global e incentivo para as várias iniciativas que os nossos membros já estão adotando para resolver o desequilíbrio de gênero. Acredito que a Campanha 25by2025 será um grande catalisador do progresso – progresso que vai preparar o setor para conquistar ainda mais neste importante setor. Nosso trabalho não estará concluído em 2025; na verdade, este é apenas o começo. Nosso objetivo final é, obviamente, presença de 50% de cada gênero, com oportunidades iguais para todos em cada área do setor”, ressalta Juniac.

Além dos compromissos das companhias aéreas na Campanha 25by2025, a Iata também assumirá os seguintes objetivos:

  • Aumentar a representação de mulheres em posições mais estratégicas da Iata (diretores e cargos superiores) dos atuais 19% para pelo menos 25% até 2025;
  • Trabalhar com as companhias aéreas associadas para aumentar o número de mulheres que elas designarem para as funções de governança da Iata dos atuais 17% para pelo menos 25% até 2025;
  • Garantir que o número de palestrantes/conferencistas mulheres nas conferências da Iata seja de, no mínimo, 25% até 2025;
  • Criar um fórum para compartilhar iniciativas e melhores práticas de diversidade e inclusão em todo o setor e publicar as estatísticas anuais do setor sobre diversidade de gênero.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*