A estilista Stella McCartney, em parceria com a Adidas, lançou recentemente a primeira linha de moletons inteiramente produzidos com material reciclado do mundo.
Batizada de “Infinitie Hoodie”, a linha é composta por 60% de fibra NuCycl, um material feito com tecidos de roupas antigas e 40% de algodão orgânico que foi desviado de aterros sanitários.
A Adidas também se aliou à empresa de inovações têxteis Evrnu para confeccionar o capuz, que é 100% reutilizável e dinâmico o suficiente para ser costurado em outros tipos de roupas.
“A moda é uma das indústrias mais prejudiciais ao meio ambiente”, observa a estilista.
A estilista Stella McCartney é conhecida por recusar o uso de materiais como couro, pele e PVC – algo que ela descreveu como “canceroso para as pessoas que trabalham com ele, e extremamente poluente para os rios e mares”.
Em um comunicado à imprensa, ela disse: “a moda é uma das indústrias mais prejudiciais ao meio ambiente. Não podemos esperar mais tempo para procurar por respostas e alternativas.”
“Ao criar uma abordagem verdadeiramente aberta para resolver o problema dos resíduos têxteis, podemos ajudar a capacitar a indústria em geral para trazer práticas mais sustentáveis para a realidade”, continuou.
“Com essa nova linha de moletons, estamos criando produtos de alta performance que também salvaguardam o futuro do planeta”, concluiu Stella.
Escala industrial
Para divulgar o Infinite Hoodie, cinquenta peças foram fabricadas e comercializadas no evento de apresentação da linha de vestuário. A Adidas visa produzi-lo em escala industrial nos próximos meses.
Ao lado dos moletons, a empresa também revelou o design de um lindo vestido personalizado, um protótipo para a campanha “Biofabric Tennis Dress”.
Vestido biodegradável
Criado em conjunto com a Bolt Threads – uma empresa especializada em materiais e fibras sustentáveis de bioengenharia – o vestido é feito de celulose misturada e Microsilk, um material à base de proteínas feito com ingredientes renováveis, como açúcar, água e fermento. O vestido em si é totalmente biodegradável ao final de sua vida útil.
As peças de vestuário representam um gigantesco passo à frente para roupas ecologicamente sustentáveis e para a marca Adidas.
(Via Razões Para Acreditar, com informações do Standard UK)