Feiras agroecológicas promovem alimentos orgânicos em Salvador

Feira Agroecológica organizada pela SDR, comercializa no Shopping Salvador, às sextas feiras, produtos orgânicos produzidos pela Agricultura Familiar/Foto: Mateus Pereira/GOVBA

De quinta a sábado, Feiras Agroecológicas montadas com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) levam produtos da agricultura familiar baiana para pontos diferentes da capital Salvador.

Na sexta-feira, 6 de setembro, o Salvador Shopping recebeu mais uma edição do evento, que visa dinamizar a comercialização da produção dos pequenos agricultores e estimular hábitos de alimentação saudável entre a população. Também recebem as Feiras Agroecológicas o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória (quintas); a Praça das Artes, no Campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina (sextas); e o largo do bairro da Saúde e o Circo Picolino, na Orla (ambas aos sábados).

A promoção dessas feiras integra a política do governo estadual de incremento e aporte à produção dos agricultores familiares, como destacou o coordenador da Superintendência da Agricultura Familiar da SDR, Ronaldo Souza. “A ação é uma determinação do governador Rui Costa e tem o objetivo de trazer esses produtos do interior para a capital. O governo tem apoiado fazendo a entrega de barracas, equipamentos e dando assistência técnica”, detalhou.

A feirante Noêmia Nepomuceno traz para Salvador o que a mãe produz no pequeno sítio no município de Mata de São João. “Recebemos o apoio do governo estadual e também da Ufba, e é de grande importância que tenhamos uma feira montada em um lugar como o Salvador Shopping, que garante grande acesso de pessoas”, ressaltou.

Variedade

Nas feiras é possível encontrar hortaliças, verduras, legumes, raízes, frutas, itens in natura e outros tipos de produtos agroecológicos cultivados ou produzidos pelos agricultores familiares do estado. Toda sexta, a aposentada Valdete Prata sai do Cabula em direção ao centro de compras.

“Venho em busca de artigos mais saudáveis, a exemplo dos ovos e banana da terra que já garanti aqui”, exemplificou.

Quem também não deixa de ir à feira no Salvador Shopping é a fotógrafa Tayse Argolo. “Eu procurava por feiras com esse perfil, mas eram um pouco mais distantes. Vi nas redes sociais que essa acontecia aqui e, como moro pertinho, eu sempre venho”, contou.

(Por Renata Preza, da Secom-BA)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*