Conheça o turismo comunitário

Nessa modalidade, os próprios moradores definem os rumos do turismo no local, o que contribui para tornar a atividade mais justa, equilibrada e sustentável. O Ministério do Turismo define como turismo de base comunitária as iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, capazes de agregar valor aos roteiros e gerar emprego e renda à região.

Em relação aos roteiros, nada de grandes resorts ou restaurantes de luxo. Os visitantes podem conhecer de perto a cultura e os hábitos da vida de cada morador, com direito a experiências inesquecíveis. Que tal se hospedar na casa de uma família do interior, dormir em uma rede no entorno de um rio na Amazônia, aprender a tecer ou a fazer cuscuz em uma casa de farinha? Sobram opções.

Na próxima viagem, procure saber mais sobre o turismo comunitário e tente adotar essa prática nas suas férias. Você irá se divertir enquanto conhece outra cultura, estimula a economia local e valoriza a comunidade visitada.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*