Que tal deixar sua casa mais estilosa e, além disso, ajudar a preservar o meio ambiente? Uma boa escolha nesse sentido é utilizar os móveis de demolição. Essas peças foram feitas com madeira extraída de entulhos de construções, ou seja, utilizam material reciclado para criar peças novas e cheias de charme.
Sabia que é possível encontrar esses produtos prontos em lojas especializadas? Quem preferir, também pode encomendar de um marceneiro que crie peças utilizando madeiras de demolição.
Contudo, alguns cuidados são necessários! Como essas peças têm feito sucesso na decoração de ambientes, já existem pessoas que vendem peças de madeira virgem, dizendo ser de demolição. Mas como fazer esse tipo de identificação? Para reconhecer uma peça legítima, confira essas quatro dicas extraídas do site Barrocarte:
- O peso da madeira de demolição é diferenciado em relação aos outros móveis convencionais. Ela é mais pesada;
- A madeira de demolição apresenta um aspecto de furos de prego, de parafusos, restos de tintas e frisos de madeira já trabalhada;
- Por já terem ficado expostos por tantos anos, esses materiais também precisam de tratamento especial. Uma vez por mês, lixe a superfície de seu móvel com lã de aço seco e passe cera de carnaúba em toda a área lixada com uma estopa seca;
- Depois de deixar secar por duas horas, lustre o móvel com uma flanela limpa e seca. Repita essa operação sempre que julgar necessário, para que seu móvel tenha uma consistência de brilho cada vez melhor. Caso ele seja utilizado em áreas externas, recomenda-se passar uma mão de verniz para proteger seu móvel do sol e da chuva.
E então: curtiu as dicas?