Termo de compromisso marca adesão oficial ao Painel do Clima de Salvador

A assinatura de um termo de compromisso nesta terça-feira, 20 de agosto, durante a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima (Climate Week), no Salvador Hall, marcou a oficialização do Painel Salvador Mudança do Clima, órgão composto por especialistas cujo objetivo será discutir e propor iniciativas capazes de fazer com que a capital baiana contribua para a redução dos gases de efeito estufa, além de traçar estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Doutora em Ciências pela USP e mestre em Medicina e Saúde pela Ufba, a pesquisadora Nelzair Vianna é uma das cientistas já confirmadas para trabalhar no IPCC de Salvador. “Este momento representa um marco de articulação intersetorial. Muitas das soluções para os problemas de saúde da população têm relação com um melhor planejamento urbano. O fato de a ciência estar representada nesse Painel é de fundamental importância para a cidade”, celebrou.

Ouça a entrevista na íntegra com a Dra. Nelzair Vianna:

O secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga, observou que a criação do Painel Salvador Mudança do Clima atende a uma demanda da atual gestão municipal, preocupada em reunir especialistas capazes de produzir dados para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas nessa área. “Abrimos edital para receber artigos de pesquisadores interessados em contribuir e, muito em breve, começaremos a produção de conteúdo”, acrescentou.

Ouça a entrevista na íntegra com André Fraga:

As práticas de sustentabilidade e resiliência adotadas em Salvador nos últimos anos foram citadas como exemplos para o mundo durante a sessão Iclei/C40/100 Cidades Resilientes, realizada na tarde desta terça-feira, segundo dia da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima (Climate Week).

Referência

Integrante do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima e primeira cidade da América Latina a aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, a capital baiana foi considerada referência pelos especialistas que participaram do painel por implementar políticas públicas sustentáveis como o Salvador Vai de Bike, os 165,3 km de sistemas cicloviários, o BRT (em construção) e projetos como o IPTU Verde e IPTU Amarelo.

O diretor-regional do Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40) e um dos moderadores da sessão, Manuel Oliveira, afirmou que Salvador sai na frente das demais cidades do Brasil quando adota programas como esses. “A questão dos estímulos tributários com ofertas de descontos de até 10% para quem investir em construções sustentáveis é algo que só temos em Salvador. Serve de referência para o mundo”, ressaltou o especialista, ao se referir aos programas do IPTU Verde e o IPTU Amarelo.

Segundo Oliveira, somadas as ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a capital baiana mais uma vez ganha destaque no cenário do meio ambiente por dar o start na criação do Plano de Mitigação contra as Mudanças Climáticas. “Serão muitas informações coletadas e um modelo de planejamento que poderá ser copiado por muitas outras cidades que trabalham para bater a meta do C40”, destacou.

Compromisso

O C40, grupo de cidades em nível internacional criado em 2005, tem como objetivo reduzir 2,4 giga toneladas de CO2 equivalentes até 2050, o que significa zerar a emissão de carbono dessas metrópoles, e Salvador está inserida nesse compromisso global. Os centros urbanos abrigam cerca de 50% da população mundial, consomem 75% da energia mundial e produzem 80% dos gases que provocam o efeito estufa, segundo dados da ONU.

Para o secretário executivo da organização Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), Rodrigo Perpétuo, eventos como a Semana do Clima são de fundamental importância, pois contam com a participação de financiadores, agências de fomento, de desenvolvimento e atores da cooperação internacional, o que representa uma oportunidade apresentar projetos em prol do desenvolvimento.

Ouça a entrevista na íntegra com Rodrigo Perpétuo:

Parcerias

“Salvador sai na frente nesse processo porque já chega à Semana do Clima com anúncios a serem feitos. Tenho certeza que nos próximos dias o prefeito ACM Neto fará um conjunto de anúncios nesse sentido. Adianto que o Iclei é uma instituição que irá trabalhar com Salvador, C40 e o BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] em uma frente para botar de pé aqui, talvez, a política de clima mais completa entre as capitais mais importantes do Brasil”, projetou Perpétuo.

A Semana do Clima, que tem cobertura do Notícia Sustentável, segue até sexta-feira (23) em Salvador.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*