O vereador por Salvador André Fraga (PV) recebeu na quarta-feira, 6 de dezembro, o título de doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro ambiental de formação, o parlamentar pesquisou na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) os benefícios à saúde humana da exposição e presença do verde e azul urbanos, como parques, bosques, lagos e zonas costeiras.
Os resultados demonstraram efeitos positivos na redução da prevalência de pessoas com hipertensão e diabetes que moram a até um quilômetro de distância de parques urbanos. Os dados são todos referentes a Salvador.
Leia também: Criação de espaços urbanos mais diversos
A tese de doutorado foi orientada pela doutora em Patologia e professora-pesquisadora da FMUSP, Thais Mauad. O texto foi aprovado pela banca composta pelos professores doutores Nelzair Vianna, Demóstenes Silva Filho e Raymundo Soares de Azevedo, além da orientadora. A pesquisa agora passará por uma revisão final com sugestões apontadas pela banca e seguirá para o banco de teses da USP.
“Considero uma grande contribuição para a cidade e ao meio ambiente. Afinal, cada vez mais evidências científicas demonstram o impacto de variáveis ambientais na saúde das pessoas. Agora temos números e a comprovação científica para a realidade de Salvador”, declarou o vereador.
Quando foi secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, Fraga foi responsável pela reforma dos parques da Cidade e Jardim Botânico, além de implementar os parques dos Ventos, Pedra de Xangô, Marinho da Barra, Lagoa dos Pássaros e Lagoa Arraial do Retiro. Fraga deixou ainda projetos encaminhados para a reforma do Horto Municipal, Parque de Canabrava, da Mata Escura e Marinho da Cidade Baixa.