Estimular as mulheres a assumirem o protagonismo da luta ambiental e climática. Este é o principal objetivo do projeto Territórios Insulares na Ação Climática, que será lançado pelo Instituto Maré Global no sábado, 23 de setembro, das 8h às 12h, no auditório do Complexo Cultural de Vera Cruz, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica.
Para isso, o projeto realizará uma série de oficinas preparatórias setoriais com abordagens de temas que promovam o conhecimento sobre mudanças climáticas, sobretudo considerando as mulheres, em seus territórios e suas forças, como agentes de transformação e contribuição para um futuro comum.
ONU: “Humanidade está perdendo a batalha climática”
Podem participar mulheres, a partir dos 16 anos, residentes na Ilha de Itaparica. As interessadas devem solicitar a inscrição através do número (71) 99971-3311. As vagas são limitadas.
Com sede em Mar Grande e formado por mulheres, o Instituto Maré Global tem como premissa a “construção de políticas públicas com as mulheres, não para as mulheres”, afirma a socióloga Adriana Muniz, presidente da instituição.
“São as mulheres as mais afetadas pelos efeitos dos eventos climáticos extremos, como o aumento da temperatura e a elevação do nível do mar. Desta forma, elas precisam também ser protagonistas da luta ambiental e climática”, destaca Adriana.
O Projeto Territórios Insulares na Ação Climática, do Instituto Maré Global, tem o apoio do Fundo Casa e parceria estratégica com o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), além do QSV e Mult Comunicação.