Cerca de um quarto da população mundial ainda carece de acesso à água potável. O dado consta do relatório “Situação da Água Potável no Mundo”, divulgado em outubro do ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Banco Mundial.
Ao pensar nisso, a Atiaia Renováveis, empresa de comercialização e geração de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, está financiando o Aqualuz, dispositivo que trata a água de cisternas usando radiação solar, que levará água potável para 15 famílias da comunidade de Engenho Dois Rios II, no município de Goiana (PE).
Cúpula dos ODS será utilizada para alavancar “Nossa Agenda Comum”
A iniciativa possibilitará que as famílias tenham acesso a água de qualidade para consumo por até 20 anos. A tecnologia, desenvolvida pela SDW, startup especializada em projetos de impacto socioambiental, é premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa está alinhada ao ODS 6 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e vai permitir que essas famílias tenham o consumo de água garantido, proporcionando uma melhor qualidade de vida e promovendo a saúde da comunidade.
Ações como essa são essenciais para a democratização no acesso à água potável. A Atiaia Renováveis tem em sua estratégia de ação a agenda ESG, portanto, projetos e programas sustentáveis, bem como ações sociais e boas práticas de governança que fazem parte do cotidiano da companhia.
“Um dos nossos propósitos é impulsionar, cada vez mais, programas socioambientais e promover mudanças significativamente positivas na vida das pessoas. A agenda ESG está em nosso DNA e trabalhamos com o propósito de agir em prol da transformação sustentável para fazer a diferença, não apenas na vida de nossos clientes, mas também nas comunidades em que atuamos”, afirma Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente da Atiaia Renováveis.
Em 30 anos, 80% da energia do mundo será renovável
A comunidade de Engenho Dois Rios II está localizada no município de Goiana (PE), próxima a um dos empreendimentos da Atiaia Renováveis, a Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I, que terá 27,5 megawatts (MW) de potência instalada para atender a 100% do consumo da Vivix, fabricante de vidros planos. A Atiaia também vai construir a UFV Maravilhas II, com potência instalada equivalente, que será viabilizada no mercado livre de energia.