Salvador recebe 100 novas bicicletas compartilhadas

Somente em janeiro de 2023, os deslocamentos com bicicletas compartilhadas aumentaram 18% comparado ao mesmo período do ano passado
Somente em janeiro de 2023, os deslocamentos com bicicletas compartilhadas aumentaram 18% comparado ao mesmo período do ano passado

O bike Itaú em Salvador, sistema de bikes compartilhadas da Tembici, com apoio do Movimento Salvador Vai de Bike, recebeu 100 novas bikes que se somam a outras 400 já em utilização nas 50 estações instaladas na capital baiana.

Com essa entrega, o número de bicicletas passa a ser maior do que o proposto pelo sistema, proporcionando a experiência do pedal para ainda mais pessoas. Para oficializar a entrega das laranjinhas, a Tembici realizou uma celebração na estação 03 – Farol da Barra, no sábado, 4 de fevereiro, com bolsões para aluguel de bikes e atividades que são a cara do carnaval de Salvador.

Maioria das mulheres trocaria carro por bikes com melhorias cicloviárias

“Em Salvador, o número de deslocamentos com bicicletas compartilhadas registrou um crescimento de 18% durante janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento da micromobilidade através do uso de bikes contribui para uma sociedade mais saudável e com melhor qualidade de vida, além de gerar ganhos fundamentais para o meio ambiente. Até o momento, as viagens com as bikes compartilhadas de Salvador, durante 2023, economizaram potencialmente 46 toneladas de CO2, o equivalente ao oxigênio limpo produzido por mais de 320 árvores – enquanto os deslocamentos representam um total de 22 voltas na Terra”, afirma Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.

E para que mais pessoas conheçam o melhor de Salvador, a Tembici decidiu elencar dicas dos melhores roteiros para passar o verão da melhor maneira possível – ou seja, pedalando. Confira:

ITAIGARA

Com ruas arborizadas e uma série de opções de lazer e alimentação, o bairro do Itaigara é o lar de uma das principais áreas verdes da cidade de Salvador, o Parque da Cidade. Para fazer a rota do Itaigara, saia do Parque da Cidade, seguindo pela ciclovia da Avenida Antônio Carlos Magalhães, passe o Shopping Boulevard 161 e termine o passeio na Praça Ana Lúcia Magalhães – local ideal para curtir o fim de tarde e praticar esportes na pequena pista de cooper ou com os equipamentos ao ar livre.

LARGO CAMPO GRANDE

Conhecida pelo seu famoso Carnaval de rua, a Avenida Sete de Setembro encanta a todos com a sua paisagem e arquitetura única. Localizada em um dos principais pontos turísticos da capital baiana, a avenida passa pelo Largo Campo Grande, de onde é possível começar sua pedalada no bairro da Vitória, trecho da avenida bem agradável e arborizado até o Largo da Vitória, A partir daí, é possível seguir a pedala (descida) até a Barra.

Salvador Solar: programa oferece descontos em impostos

ORLA COMPLETA

Com mais de 22 quilômetros de percurso com vista para o mar, o trajeto da orla completa pode ser considerado um verdadeiro desafio para os amantes do ciclismo. Neste passeio, saia de bicicleta da praia de Itapuã e siga até a Praia do Porto da Barra, passando por diversas atrações como o Parque dos Ventos, Jardim de Alah, Parque Costa Azul, Largo da Mariquita e Farol da Barra.

PARQUE DOS VENTOS E PARQUE PITUAÇU

O Parque dos Ventos conta com diversas atividades e com uma ciclovia de quase 1 km, estando conectado com a Ciclovia da Orla para facilitar o acesso de ciclistas que chegam ao parque pedalando. Para quem for mais aventureiro, a dica é pedalar até o Parque Pituaçu, que conta com uma ciclovia cercada de árvores, margeando a Lagoa de Pituaçu.

STELLA MARIS

Outro trajeto que vale muito a pena conhecer é o da Orla de Stella Maris. Recentemente, a estação do bike SSA da região passou por obras de melhorias, visando atender ao público que busca curtir uma praia mais afastada e com a natureza preservada.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*